Vinotrip: Um Tour pela Itália!

por Rodrigo Webber
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)



Minha primeira viagem internacional começou bem. O destino foi a Itália, um dos países com maior tradição na história dos vinhos. Foram 11 dias desfrutando das belas paisagens e encantos enogastrônomicos do país. Lá, pude aproveitar várias experiências que divido agora com vocês.
A primeira parada foi na loja da Eataly, em Turim. Aqui está a primeira dica: visite esta loja. É simplesmente fantástica! Um paraíso para os amantes da gastronomia, uma variedade imensa de produtos, mas com grande diferencial para os serviços.
Lá você pode almoçar ou jantar nos restaurantes do local, ou até mesmo desfrutar de uma tábua de frios, feitos lá mesmo. Sim, isso mesmo, dentro da Eataly existe câmaras para cura e envelhecimento de queijos e presuntos. Além disso, nessa unidade, existe uma espécie de museu para visitação que conta um pouco de sua história, sem custo nenhum para visitá-lo.
De lá, parti para a famosa comuna de Barolo, produtora de um dos vinhos mais importantes do mundo. A região é simples e pacata, com menos de mil habitantes, o que a torna interessante por produzir fortunas e fazer seu vinho ser reconhecido e valorizado no mundo todo.
Visitei o Castello Falletti, mais conhecido como Castello di Barolo. Esse castelo é parada obrigatória, nele funciona um museu do vinho, que conta a história de forma interativa. Ao fim da visita você pode degustar e comprar diversos vinhos da região.
Para passar a noite, foi escolhida a comuna de Roddi. Após, a região do vinho Barbaresco, “o irmão mais novo do Barolo”. Visitei também a vinícola familiar Giuseppe Cortese, aonde o próprio Giuseppe, patriarca da família, estava limpando seus vinhedos. Lá pude degustar diversos vinhos, incluindo seu ícone: o Barbeserco Riserva Rabajà.
Então, parti ao principal destino: a grande feira da Vinitaly, em Verona, na região do Vêneto. Realmente é um grande evento, um paraíso para os enófilos que apreciam os vinhos italianos. São mais de 15 pavilhões, uma infinidade de rótulos, organizados por regiões. Lá, pude degustar rótulos de grandes marcas.
A Vinitaly acontece durante quatro dias. É um evento muito grande mesmo. A dica é traçar um roteiro, selecionar por produtores e regiões, listando os rótulos que deseja degustar e expositores que deseja visitar. Além de vinhos, ainda existem pavilhões de gastronomia, equipamentos, tecnologia e acessórios para vinho. 
Fui visitar também uma das maiores produtoras do Vêneto, a Masi Agricola. Lá, pude conhecer um pouco mais sobre o processo de produção do ícone Amarone Della Valpolicella, o vinho feito com uvas desidratadas. Por sinal, a Masi é especialista no apassimento de uvas, inclusive produzindo vinhos brancos com esta técnica. A propriedade da vinícola é muito bonita, com uma grande estrutura e surpreende pelo tamanho das caves subterrâneas.
No dia seguinte, fui à famosa Marchesi Antinori, produtora de grandes vinhos como Tignanello e Ornelaia. Uma das mais belas e modernas vinícolas que já conheci, com uma linda arquitetura.
A segunda visita do dia foi na vinícola Caprilli. Chegando lá uma coincidência engraçada, fui recebido ao acaso por uma antiga cliente nossa. Brasileira, morava em Porto Alegre, conheceu o enólogo da vinícola em uma de suas viagens ao Brasil, casou com ele e se mudou para a Itália. Ela apresentou a modesta empresa familiar.
No roteiro, mais duas vinícolas de grande renome: Castello Banfi e Casanova Di Neri. A primeira, como já diz em seu nome possui um verdadeiro castelo, que funciona como um museu da história e loja de vinhos. Na segunda, menor e mais rústica, são produzidos grandes vinhos, inclusive seu ícone, o Brunello di Montaltino Cerretalto, já alcançou a incrível marca de 100 pontos pela Wine Spectator e por James Suckling em algumas de suas safras.
Voltei para Milão, onde acabava a trajetória. Completamente cansado, mas realizado. Dividido entre a saudade de casa e o desejo de ficar. Sem dúvida nenhuma foi uma experiência e tanto, agregando muito conhecimento. Sou muito grato à Boccati por te me proporcionado essa grande oportunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?