Festa da Uva, um pouco de história

A história da uva na Serra Gaúcha começa em 1875, quando chegaram as primeiras famílias imigrantes, vindas das províncias do Norte da Itália, e com eles as mudas que logo começaram a cobrir os vales e encostas da região. Em poucas décadas a viticultura tornou-se a principal atividade econômica. No ano de 1920, eram cultivados na Região dos Vinhedos mais de 11 mil hectares de videiras, área que passou para 25 mil hectares em 1950 e chegou a quase 50 mil hectares na década de 70. Devido a esse grande desenvolvimento do setor vinícola, surgiu a ideia de se realizar em Caxias do Sul uma exposição de uvas, de caráter festivo.


Então, a Festa da Uva teve sua primeira edição no ano de 1931, em Caxias do Sul, cidade em pleno desenvolvimento. Com uma produção de quase 42 mil toneladas de uva, o município era responsável por quase um terço de toda a produção gaúcha da fruta. Assim, a primeira Festa da Uva foi uma celebração da vindima. Não houve desfile de carros alegóricos nem escolha das Soberanas, mas sim, uma exposição discreta e elegante de uvas, na sede do Recreio da Juventude (esquina das ruas Visconde de Pelotas e Sinimbu). O sucesso foi tanto que, antes mesmo de acabar essa edição, já estava sendo planejada a seguinte, realizada em 1932.

Eis que em 1932 começa a surgir um modelo de Festa. É realizado o primeiro corso alegórico, que recebeu o nome de Cortejo Triunfal da Uva e foi considerado o ponto alto da Festa. Desfilaram pela Avenida Júlio de Castilhos 32 alegorias puxadas por juntas de bois. As carroças eram enfeitadas pelos próprios colonos com motivos ligados à uva, ao vinho e ao trabalho na terra. Copos de vinhos eram distribuídos ao público, que acompanhava os figurantes como se também fizessem parte do desfile.

A primeira rainha só foi eleita na terceira edição do evento, realizada em 1933. Naquele ano, foi escolhida Adélia Eberle, eleita por voto popular. A participação da comunidade foi expressiva, Adélia recebeu 5.934 votos, de um total de 11.503. Em 1937 não houve escolha de Soberanas. Mas para marcar a edição, foi inaugurado o chafariz da Praça Dante Alighieri, o mesmo que há no local até hoje.  Depois de 1937, a Festa Nacional da Uva sofreu uma grande interrupção, foram treze anos sem o evento. O motivo era a Segunda Guerra Mundial. Embora os conflitos tenham passado longe de Caxias do Sul, afetaram diretamente a comunidade, que tinha ligações com a Itália.

A Festa da Uva de 1972 foi um marco não só para Caxias do Sul, mas também para o Brasil. Foi nesta edição do evento que aconteceu a primeira transmissão de tevê ao vivo e em cores do país, fato importante para a história da comunicação brasileira. Por isso, as 31 edições da Festa da Uva de Caxias do Sul, realizadas de 1931 a 2016, acompanharam o desenvolvimento do município sede do evento. De agrícola, Caxias do Sul se industrializou e o evento não deixou de sentir esses reflexos. A uva, ligada à imagem da cidade e símbolo da Festa, cedeu lugar aos produtos da indústria.

A 31ª edição da Festa da Uva, cujo tema é Imagens e Horizontes, está acontecendo do dia 18 de fevereiro e se estende até 6 de março. As Soberanas da edição são Rainha Rafaelle Galiotto Furlan e Princesas Patrícia Piccoli Zarosso e Laura Denardi Fritz.  As imagens utilizadas no tema retratam representações de objetos e recordações, que lembram o passado e a força dos imigrantes.



Cartazes de edições anteriores

Os cartazes também refletiam um recorte da época com imagens associadas ao contexto histórico. Abaixo algumas edições:

Edição 1975

Edição 1981

Edição 1989

Edição 1998

Edição 2002

Edição 2014



Fontes
ZOTTIS, Alessandra. A mémoria de uma festa através de seus cartazes. Caxias do Sul: UCS, 2009.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?