Descomplicando: Cervejou!

por Marcelo Weigl
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)



Para iniciar o verão, nada melhor que uma boa e velha cerveja. A bebida que está no coração dos brasileiros e que cada vez mais está mudando e inovando o mercado. Agora, com as cervejas especiais entrando no paladar das pessoas, os cervejeiros procuram trazer estilos, processos e matérias-primas diferentes para levar novas experiências e variedades aos consumidores.
Entre os mais variados estilos de cervejas, como Pilsen, Weiss, IPA, além de outras, como saber a diferença entre os tipos e qual é melhor para cada paladar? Como eu sempre digo, o melhor jeito de descobrir é experimentando, mas existem algumas informações que aparecem nos rótulos das garrafas que podem nos ajudar na escolha.
Uma delas é o IBU (International Bitterness Unit – Unidade Internacional de Amargor), que indica o nível de amargor da cerveja. Em média, uma Pilsen (considerada um estilo leve), varia de 12 a 14 de IBU, já em uma IPA (considerada um estilo amargo) o índice é acima de 50, ou seja, quanto mais baixo o IBU, mais leve a cerveja será.
Outros índices que podem ajudar são o EBC (European Brewery Convention – Convenção de Cervejarias Europeias) e o SRM (Standard Reference Method – Método de Referência Padrão) que medem a coloração das cervejas. A legislação brasileira utiliza o EBC como medida, sendo as cervejas claras abaixo de 20 EBC e as escuras acima. Essas são algumas dicas que podem ajudar na escolha, caso você vá adquirir uma cerveja sem o auxílio de um profissional especializado.
Uma forma de começar a se aventurar com cervejas mais amargas ou fortes, é harmonizar com os pratos para ir acostumando e evoluindo o paladar. Uma harmonização que gostei foi de pizza com cerveja APA (American Pale Ale).
Da mesma forma em que pensamos nas harmonizações de pratos com vinhos (pratos mais pesados com vinhos mais encorpados), podemos fazer na harmonização com cervejas. Quanto mais forte ou amarga a cerveja for, melhor harmonizará com um prato mais condimentado, forte ou gorduroso. Por isso, nosso famoso churrasco estará muito bem acompanhado por uma cerveja. Pelo fato de ser feito com diversos tipos de carnes e texturas, fica muito interessante a harmonização pela leveza de degustar essa bebida, pelo amargor e gás das cervejas que quebram a gordura e limpam o nosso paladar.

Comentários

  1. Ola pessoal do excelente blog Boccati Vinhos e todos os leitores, quem quiser Aprender o Segredo Para Fazer os Drinks Mais Tops do Momento, podendo surpreender família e amigos nas festinhas e até Faturar Alto, é só clicar neste link abaixo.
    http://bit.ly/GostariadeAprenderosDrinksMaisTopseFaturarAlto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?