Mundo do Vinho: A Tendência dos Vinhos Rosés!

por Rodrigo Webber
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)


Em alta no Brasil, o vinho rosé é uma das categorias que mais crescem no mercado de vinhos.  Essa tendência é resultado de diversos fatores: pela bela e variada tonalidade de cores, ou pelas lindas garrafas diferentes, com design moderno. Comercialmente falando, a exposição dos rosés chama muito a atenção dos consumidores, principalmente das mulheres.
Mas, o público masculino também tem aderido ao estilo, convencidos pela qualidade da bebida, que combina muito bem com o clima brasileiro. O fator clima também é muito importante para o crescimento do rosé, grande aliado do verão brasileiro, época em que há aumento da procura por bebidas geladas e refrescantes.
Porém, por muito tempo os rosés foram sinônimos de vinhos ruins. Infelizmente, há muitos anos, as opções que eram produzidas ou importadas para o Brasil eram realmente decepcionantes, pois não eram produzidos de forma séria. Isso fez com que se criasse uma barreira em relação aos rosés. As pessoas mais velhas que beberam daqueles vinhos, até hoje não os veem com bons olhos. Talvez por isso, há muito tempo não se consumia como hoje.
Mas afinal, como são produzidos os vinhos rosés? Fique tranquilo, a época em que se lavavam os tanques e vendiam o resultado disso como vinho acabou. Existem formas sérias de produzir um vinho rosé e as principais são:

Maceração curta: neste método o vinho é vinificado no mesmo processo do vinho tinto, porém com prensagem delicada, temperatura controlada e uma breve maceração, ou seja, o tempo em que o mosto* fica em contato com as cascas da uva é muito menor, extraindo assim menos cor, corpo e taninos. Geralmente este período varia entre 6 e 24 horas, já no caso de vinhos tintos pode levar de dias a semanas.

Prensagem direta: por esse método, as uvas tintas são vinificadas da mesma forma que as uvas brancas, sendo prensadas assim que chegam à vinícola. Sua fermentação ocorre sem contato com as cascas. Dá origem a vinhos delicados e de cores claras.

Sangria: neste caso, pode-se dizer que o vinho rosé é um subproduto do tinto. De fato, o que acontece é a drenagem de parte do mosto* de um vinho tinto, que segue sua fermentação sem contato com as cascas. Naturalmente produz rosés com tons mais escuros e também mais alcóolicos.

Corte: é o caso menos tradicional e com menor prestígio. O que ocorre neste processo é propriamente a adição de uma pequena proporção de vinho tinto ao vinho branco. Esta mistura dará origem a um vinho rosé.

Uma das regiões mais famosas no mundo pela produção de vinhos rosés é a Provence, localizada no sudoeste da França. Além da reconhecida qualidade em seus produtos, esta região também é conhecida pela tonalidade de seus rosés. Os vinhos lá produzidos tem uma delicada e clara coloração. Rosés desse estilo são tendência e muitos produtores vêm mudando a cor de seus vinhos, tentando deixar eles mais claros e parecidos com os vinhos da Provence.
Nem todo vinho rosé será propriamente leve. É um vinho muito versátil, pode acompanhar diversos pratos e ser degustado em diversos momentos. Combina perfeitamente com saladas, frutos do mar, peixes, queijos, carnes brancas e até mesmo massas com molhos leves. E sobre os momentos, pode ser uma ótima pedida para um jantar romântico ou, até mesmo, para a beira da praia ou piscina.
Muita atenção à temperatura de serviço destes vinhos. Devem ser servidos gelados, mas não estupidamente. A temperatura ideal para os vinhos mais leves deve ser entre 6°C e 8°C, já os mais estruturados podem ser servidos entre 10°C a 12°C.

E você, está esperando o que para abraçar essa tendência?


Comentários

  1. Ola pessoal do excelente blog Boccati Vinhos e todos os leitores, quem quiser Aprender o Segredo Para Fazer os Drinks Mais Tops do Momento, podendo surpreender família e amigos nas festinhas e até Faturar Alto, é só clicar neste link abaixo.
    http://bit.ly/GostariadeAprenderosDrinksMaisTopseFaturarAlto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?