Elas: Janaína Massarotto, a rainha que trilha seu próprio caminho!

por Camile Calza
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)



Tenho grande admiração por profissionais que fazem a diferença no mercado, quando se tratam de mulheres então... meus olhos brilham mais ainda! Pensando nisso, desta vez, escolhi a Janaína Massaroto (30) para ser minha pauta. Ela é a primeira enóloga brasileira a capitanear uma vinícola e lançar uma linha autoral de vinhos. E, para completar, também é rainha! Jana, como normalmente é chamada, foi rainha da 13ª Festa Nacional da Vindima, que ocorreu em 2015 (algo que me encanta, pois quem me conhece, sabe do meu amor pelas coroas e pelo mundo da uva e do vinho ❤).
Desde cedo, as videiras estiveram presentes na vida da Jana. Sua família possui duas vinícolas no interior de Flores da Cunha, onde vivenciou sua primeira experiência profissional, aos 13 anos. Seguindo os passos do pai, também enólogo, em 2011 se formou Tecnóloga em Viticultura e Enologia pelo IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) e Sommelier Internacional pela UCS-FISAR (Universidade de Caxias do Sul - Federazione Italiana Sommelier Albergatori e Ristoratori). Nesse período, atuou em vinícolas e laboratórios da Serra Gaúcha, ministrou aulas para formação de Sommeliers Internacionais e em 2015, voltou a trabalhar nas vinícolas da família, além de auxiliar o pai nos serviços de assessoria enológica. Eis que, em 2016, surgiu a ideia de elaborar seus próprios vinhos!



VINHOS AUTORAIS
Após dois anos de planejamento, em 2018, sua ideia sai do papel através da fundação da Marzarotto Vinhos e Espumantes. Para isso, foi em busca de fornecedores, já que, inicialmente, o projeto não visa vinhedos próprios. Sua experiência com a assessoria enológica a fez entender que em virtude de condições climáticas, cada variedade de uva se adapta melhor a um terroir específico. Assim, sua proposta é elaborar vinhos com castas de diferentes regiões, sendo que acompanha a produção com o apoio de um agrônomo. Ela também se preocupa em utilizar técnicas para minimizar o uso de conservantes e contribuir para a microvinificação. A Jana esteve aqui na Boccati e apresentou seus vinhos, eu, particularmente, gostei muito do branco e do rosé da Linha Pleno.
“Através dos meus vinhos quero estimular a convivência entre as pessoas, tenho como propósito que possam catalisar encontros casuais, românticos, em família e entre amigos. Utilizamos isso na identidade visual das garrafas, os rótulos são muito diferentes do que costumamos ver por aí, todos os vinhos têm uma história minha por trás, eles têm um sentido. Meu objetivo é contar a minha história e compartilhar ela com as pessoas através de cada garrafa.”
Os planos para a Marzarotto são muitos, pois a vinícola é jovem, seu primeiro vinho foi produzido em 2017. Hoje, a vinificação acontece em um espaço anexo a vinícola da família, mas um grande projeto já está em execução: a sede própria da Marzarotto está sendo arquitetada em Nova Pádua, com previsão de se concretizar em 2021. Trata-se de uma vinícola boutique para 100 mil garrafas com vista para vinhedos, além de uma loja de vinhos e um winebar. O intuito é movimentar o enoturismo da região, algo que sempre foi vontade da Jana. Estive no local que abrigará a vinícola junto com o meu colega e fotógrafo Everson, o lugar fica no alto de uma montanha, fato que proporciona uma linda vista!

“A MINHA VERDADE É QUE ANTES DE SER ENÓLOGA,
EU SEMPRE SONHEI EM TER MEU PRÓPRIO NEGÓCIO.”

A maioria das enólogas trabalham para terceiros ou estão nas vinícolas familiares, assim como a Jana, antes de fundar a Marzarotto. Porém, ela sempre quis um caminho diferente. Sonhava em ter sua própria vinícola e fazer muito mais que vinhos, como tomar decisões e ser responsável por diversos processos... Empreender! É claro que isso significa enfrentar muitos desafios, pois, por enquanto, Jana faz tudo: administra o negócio, seleciona matéria-prima, cuida da vinificação dos vinhos, se envolve no desenvolvimento dos rótulos e nas ações de marketing, e ainda, faz parte comercial.
E os desafios não estão apenas na vinícola, há muito mais no mercado. Jana vê que ainda existe um certo “desconhecimento” sobre os vinhos nacionais, fato que dificulta a comercialização da bebida: ”O consumidor brasileiro não sabe diferenciar os produtos corretamente, a maioria tem receio em escolher um rótulo”. Todavia, também acredita que o público tem percebido uma evolução dos vinhos brasileiros e que, nos próximos anos, vamos evoluir muito e ganhar mais espaço no mercado. E é esse sentimento que alimenta ao pensar em seus vinhos e vinícola, seu maior desejo é crescer sempre!




FESTA NACIONAL DA VINDIMA
O reinado da Jana na 13ª Festa Nacional da Vindima ocorreu de 2015 até recentemente, agosto de 2019. Ela não tinha o sonho ser rainha, acredita que foi uma consequência do que é e do seu trabalho e amor pelo vinho. Para Jana, fazia sentido se permitir viver essa experiência, pois é da quarta geração da família que elabora vinhos, faz parte de sua história.
A Festa Nacional da Vindima foi um divisor de águas em sua vida. Eram muitos compromissos e total dedicação, escolhas tiveram que ser feitas, algumas dolorosas. Mas, a vivência foi feliz, percorreu muitas cidades do Brasil para transmitir a essência da festa e a cultura da Serra Gaúcha. E foi um lindo trabalho! Posso expressar minha opinião porque acompanhava o trabalho da Jana e de suas princesas.
Ela me contou que ser rainha a fez crescer como pessoa. Desenvolveu-se muito, abriu sua mente e acreditou mais em si mesma. “Foi nesse momento que tive vontade de ter meu próprio negócio!”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?