Menu Inverno: Sobremesa

BOLO FUDGE DE CHOCOLATE

por Chef Internacional André Tessari - Escola Sal a Gosto
(Conteúdo disponibilizado na Revista Terroir Boccati)

O inverno já chegou. Para a chegada do friozinho da estação, as melhores pedidas são comidas e vinhos mais encorpados. Na hora de decidir por uma sobremesa, digamos que não tem como errar ao escolher chocolate como estrela principal; na minha opinião “tiro certo” em qualquer estação. Mas para acompanhar o inverno e suas características veio a ideia da adição do vinho fortificado Marsala na calda uma vez que o vinho Marsala é muito usado na culinária (mais seco em pratos salgados e mais doce na pâtisserie). Provavelmente o prato mais famoso elaborado com esse vinho seja o Frango ao Molho Marsala, mas esse vinho também é um importante ingrediente para doces, como o panetone, tiramissu, creme zabaione. 
Uma vez que que a maior parte das sobremesas feitas com cacau casam bem com vinhos doces, alguns tipos de chocolate podem, ao contrário, se revelar um desafio para qualquer tipo de harmonização devido a tendência amarga e a enorme persistência gusto-olfativa do chocolate, principalmente se falamos de chocolate meio amargo….
Em alguns casos, infelizmente, nenhum vinho consegue vencer a força do chocolate e aí sim precisamos nos arrender aos destilados, mas como sabemos que geralmente os gostos brasileiros são mais doces que amargos, vinhos passitos, licorosos e aromatizados são uma ótima opção e irão te ajudar a causar uma ótima impressão.
Sendo, fica a dica de uma receita de um bolo fudge de chocolate meio amargo com deliciosa calda fortificada com Marsala que me acompanha a muito tempo e sempre é sucesso garantido.


Ingredientes:

Massa
  • 400g de chocolate meio amargo picado
  • 150g de manteiga sem sal
  • 150g de açúcar de confeiteiro
  • 5 gemas
  • 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
  • 5 claras batidas em neve
Calda
  • 200g de chocolate ao leite picado
  • 100ml de creme de leite fresco
  • 30ml de Vinho Marsala
  • 20g de manteiga

Modo de preparo: 


Derreta 400g de chocolate meio amargo picado numa panela em banho maria, 150g de manteiga sem sal e 150g de açúcar de confeiteiro. Mexa bem para que todos os ingredientes se misturem. Retire do fogo. Em uma vasilha coloque cinco gemas e acrescente duas colheres (sopa) do chocolate (que acabou de derreter) para que as gemas fiquem na mesma temperatura do chocolate. Junte o restante do chocolate e mexa vigorosamente. Adicione com cuidado 1/3 de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada e misture. Adicione 5 claras batidas em neve sempre fazendo movimentos de baixo para cima. Numa assadeira retangular untada (32 cm x 22 cm) coloque a massa de chocolate e leve ao forno médio pré-aquecido a 180º, asse em forno por 10 minutos ou até que a superfície do bolo esteja seca. 
OBS: O interior deve estar úmido e pouco assado.

Calda
Numa outra panela em banho maria derreta 200g de chocolate ao leite picado, 100ml de creme de leite fresco, 30ml de Marsalla e 20g de manteiga. Misture bem e mantenha aquecido.

Montagem
Corte o bolo ainda morno em pedaços individuais e disponha no centro do prato. Cubra com a calda quente de chocolate e sirva em seguida. Se quiser sirva com sorvete de baunilha ou leite.

HARMONIZAÇÃO

por Sommelier Jylson Carvalho



Espumante leve e muito refrescante, aromática (maçã e abacaxi), com perlage intenso e acidez média. Muitos iriam sugerir algo doce para esta sobremesa (como um vinho licoroso), mas a proposta é apresentarmos outras possibilidades, buscando mostrar que sobremesas podem sim harmonizar com espumantes secos. Esta sobremesa foi feita com maestria, com um chocolate de paladar único e persistente. Podem conferir, a cada gole, as nuances cítricas da espumante irão interagir muito bem com o sabor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?