Afinal, vinho faz bem à saúde?



Vamos falar sobre os benefícios do vinho tinto para a saúde? 

Foi comprovado que essa bebida tão antiga previne doenças cardíacas, funciona como antioxidante no organismo, reduz a pressão, controla o colesterol, protege contra certos tipos de câncer e aumenta a longevidade.
Ao analisar os resultados de uma pesquisa, especialistas concluíram que tanto as uvas quanto o álcool, desde que consumido moderadamente, são bons para o coração e que, provavelmente, há uma forte vantagem em ingerir os dois juntos. Ótimo, não?!
Conforme a pesquisa, os antioxidantes do vinho ajudam a controlar uma proteína, a endotelin 1, que está envolvida na formação de sinais precoces de doença arterial, como as camadas gordurosas nas paredes das artérias. Os especialistas descobriram ainda que, entre os vinhos tintos, os Cabernet Sauvignon são os campeões em inibir a produção de ET - 1. 
A molécula resveratrol é outra substância que enriquece as qualidades do vinho tinto, já que aumenta os índices de longevidade, eleva o HDL (bom colesterol), previne coágulos e inflamações, protegendo contra doenças cardíacas e distúrbios do envelhecimento cerebral. Também inibe infecção por fungos, promove a imunidade e preserva a integridade das células sanguíneas.
Mas atenção, todos esses benefícios não são motivo para consumir o vinho em excesso. Basta uma taça ao dia para ter todos esses benefícios.

Apesar de a bebida alcoólica, com moderação, proporcionar benefícios para a saúde, ela não é indicada para todos. Existem pessoas que não devem ingerir quantidade alguma de álcool. 
Sinal vermelho para quem tem os seguintes problemas: Portadores e arritmias cardíacas, cirrose hepática, diabetes, gastrite, gravidez, histórico de alcoolismo e triglicérides alto.

Em caso de dúvidas, consulte seu cardiologista.


Fontes: Seucardio | Minhavida | Veja

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?