A lenda do vinho Casillero del Diablo!


Há mais de 130 anos, no coração do Vale de Maipo no Chile surgiu uma das maiores lendas do país: a tão assombrada cave da Concha y Toro.

A famosa lenda do Casillero del Diablo é uma das atrações mais esperadas de todo brasileiro que faz a região vinífera do Chile. Uma história que aterrorizou muitas pessoas daquela região nos séculos XIX e XX. E que, até os dias de hoje, intriga pessoas em todo o mundo. 
A lenda surgiu mais precisamente na propriedade D. Melchor Concha y Toro, o dono e fundador da Vinícola Concha y ToroDiz a lenda, que em 1883, D. Melchor deu início a maior vinícola hoje encontrada no Chile. Naquela época seus vinhos já eram considerados de alta qualidade e muito, muito cobiçados. Isso atraía interesseiros e ladrões, claro.
As melhores bebidas fabricadas em sua vinícola ficavam guardadas em sua adega particular. Infelizmente, para o D. Melchor, nem mesmo essa adega particular era capaz de impedir que ele fosse saqueado. Ao perceber que algumas das garrafas de seus melhores vinhos estavam desaparecendo, ele teve a grande ideia de difundir entre os trabalhadores de sua propriedade que o próprio “diabo” habitava em sua adega particular. Como naquela época era comum ouvir histórias tenebrosas sobre criaturas diabólicas que matavam e esquartejavam as pessoas, essa história ganhou um grande peso sobre os moradores daquela região. Assim, conseguiu salvar seus melhores vinhos e deu vida a uma das maiores lendas, que veio a se transformar em marca mundialmente reconhecida, a Casillero del Diablo. 
Concha y Toro é uma fazenda gigantesca em Maipo, com uma das casas de campo mais bonitas. Hoje ela é fechada e os turistas podem apenas passar em frente. Além da visita à histórica adega da vinícola, que deu origem ao nome da marca, os visitantes também têm a oportunidade de passear pelo magnífico jardim, que inclui uma lagoa e um parque com árvores de diversas partes do mundo.
A Concha y Toro é uma das vinícolas mais conhecidas do mundo, tendo a segunda maior produção mundial de vinho. Sem dúvida alguma, a vinícola é a maior do Chile. Ela corresponde à 31,4% das exportações chilenas de vinho; das suas vendas, 70%  são para exportação. Essa empresa possui vinhedos nos principais vales produtores do país, além da Argentina, é claro.
Sua ocupação é de cerca de 10.750 hectares, o que a torna  a maior área plantada e o segundo maior grupo com vinhedos próprios do mundo. Ao contrário do que muita gente acredita, a Vinícola Concha y Toro é responsável pela criação da marca Casillero del Diablo - muitas vezes confundida com uma vinícola -  que é realmente uma marca muito conhecida, sendo uma das principais do grupo e está presente em aproximadamente 135 países. O vinho Casillero del Diablo é exportado para mais de 100 países e, para se ter uma ideia da monstruosidade dessa marca, só de vinhos Cabernet Sauvignon são produzidas mais de 1,5 milhões de caixas ao ano. O Brasil é um dos grandes importadores e consumidores do vinho, especialmente da linha de clássicos, que tem preços bem acessíveis.
A marca já conquistou diversos prêmios e foi escolhida como a  de maior confiança no México. Esse resultado foi obtido através da pesquisa Marcas de Confianza México 2017 feita com cerca de um milhão de pessoas. Obteve também medalha de ouro na última edição do Six Nations Wine Challenge 2017, um concurso realizado na Austrália e destaque na última edição do prestigiado concurso asiático Korea Wine ChallengeQuando sua linha Reserva Privada foi premiada com duas medalhas de ouro, uma delas foi para o Cabernet Sauvignon 2015 e a outra para o Carménère 2015. Mais de 800 vinhos participaram do concurso.

Fato curioso da lendária adega: construída a partir de uma mistura de cal, areia e clara de ovo, a adega resiste até os dias de hoje intacta, sem nunca ter sofrido qualquer abalo com os terremotos e maremotos tão comuns no Chile. E além de ser muito resistente, tem isolamento térmico muito bom, o que faz com que a temperatura não sofra grandes oscilações – máxima de 16ºC no verão e 14ºC no inverno.

Nunca ninguém pode confirmar o rumor sobre o guardião de suas bodegas e sua existência.
Hoje, a Lenda continua viva.

Fonte: Casillerodeldiablo | Winer | Vemdauva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?