Como remover manchas de vinho tinto!


A festa ou jantar está a todo vapor quando, de repente, você percebe que a taça de vinho e aquela sua roupa clara tiveram uma atração fatal e, pronto, o vinho se joga no seu vestido ou camisa e o estrago foi feito. Mas não se desespere, a gente te mostra como remover manchas de vinho tinto sem sofrimentos. 

Rapidez
Limpar a mancha quando ela ainda estiver recente vai tornar sua tarefa menos trabalhosa. Para isso, basta remover o excesso de vinho com um papel toalha e depois lavar a peça com um pouco de água quente e sabão. A temperatura vai ajudar a diluir a mancha com maior rapidez.

Cada vinho é um caso diferente
Os vinhos têm diferentes composições químicas, portanto, produzem diferentes reações com os tecidos. Os mais suaves são mais fáceis de serem removidos, enquanto os mais encorpados costumam dar mais trabalho.

Sal
Caso você não possa retirar a peça manchada no momento do acidente, coloque uma espessa camada de sal. Isso vai evitar que a mancha se espalhe, pois, o sal é capaz de absorver parte do vinho presente no tecido, reduzindo o trabalho posterior.

Limão e sal
Após derramar o vinho sobre o tecido, pegue limão e sal e coloque sobre a mancha. Deixe agir por cerca de uma hora. Posteriormente, você pode lavar com água e detergente.

Água oxigenada e sabão
O poder oxidante da água oxigenada somado à ação desengordurante do sabão (ou detergente) resulta em uma ótima combinação para a retirada de manchas de vinho tinto. Misture os dois produtos em uma mesma proporção e dilua em um pouco de água. Após, com uma esponja limpa, passe um pouco da solução sobre a mancha e deixe agir. Repita quantas vezes forem necessárias e, após isso, lave a roupa normalmente.
Mas atenção: caso a roupa seja colorida, não aplique a água oxigenada. Isso pode manchar o tecido!

Leite
Sim, ele mesmo. Ferva o leite, pegue a peça manchada e coloque dentro da panela com leite, deixe de molho até que a mancha suma de vez. Você pode também derramar o leite fervido em cima da mancha.

Vinho branco
"Vinho para retirar mancha de vinho!?" Isso mesmo. Para retirar a mancha de vinho tinto, basta despejar um pouco de vinho branco por cima da região manchada, pois isso irá ajudar a clarear. Em seguida, basta lavar o tecido normalmente.

Bicarbonato de sódio
Faça uma mistura com bicarbonato de sódio e água e depois aplique uma camada grossa sobre a mancha. Espere agir. Depois é só lavar com água e detergente;

Água e vinagre
Passe vinagre no local da mancha e depois acrescente a água. Deixe agir. Posteriormente lave com água e sabão.

O que não usar


Assim como existem dicas do que se pode usar para limpar as manchas de vinho, há também alguns componentes que devem ser evitados.

Água sanitária
Além de manchar a peça, ela pode deixar o tecido mais fino, amarelado e em estado inferior.

Pasta de dente
Não use a pasta de dente para tirar mancha de vinho. Este produto vai deixar a peça mais manchada ainda.

Conhece alguma outra técnica para remover manchas de vinho? Compartilhe conosco :)

Fonte: Terra | Adega | Artdescaves | Vemdauva | Vanish | Valduga

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?