"Vou casar, e agora? Vinho ou espumante?"

person holding orange and white flower arrangement

1) Como escolher que tipo de bebida servir no casamento?
É importante analisar quais bebidas que você tem o costume de consumir. Como o gosto pode ser bem variado, o ideal é ter opções que harmonizem com o cardápio escolhido e com clima desejado para a festa.

2) Existe um vinho certo para ser servido em cada estação?
O correto é servir os vinhos de acordo com o menu, e não com a estação. Mas, em geral, o verão possibilita vinhos mais leves, frescos e frutados, enquanto o inverno é mais adequado para vinhos mais encorpados, ricos e amadeirados.
O espumante ideal precisa agradar a você, por isso é muito importante que seja degustado antes do casamento. Deve estar adequado ao momento em que será servido (brinde, refeição, coquetel), estando de acordo com o orçamento do casamento. De preferência, compre com antecedência.

3) Devo servir mais de um tipo de vinho?
Se o jantar não for harmonizado, não há problema em servir um único vinho na festa. É interessante considerar outras opções de bebida, tais como cerveja, vodka ou outro destilado.
Obs: Nada impede de servir as duas bebidas durante o casamento, mas, se tiver de escolher entre um e outro, o espumante tem prioridade: festivo por excelência, é um clássico dos casamentos. Os vinhos muito exóticos, em geral, não combinam com casamento.

man holding two champagne flutes near woman

4)  Como armazenar corretamente os vinhos e espumantes da festa?
É de costume, os pais e os noivos comprarem essas bebidas fora do serviço de alimentação contratado para o casamento, por isso é importante você saber como armazenar corretamente até o dia do evento. Já reserve um espaço em casa, onde seja fresco (de 14 a 16 graus de preferência), seco, ao abrigo da luz, sem trepidação. Se as bebidas forem armazenadas por mais de 4 meses, o ideal é que as garrafas de vinho estejam na posição horizontal.

5) Como devo calcular a quantidade?
Para o brinde: 1 garrafa para 8 a 10 pessoas.
Para uma refeição em que o vinho é a bebida principal: 1 garrafa para cada 4 pessoas.
Para uma festa regada a espumante: 1 garrafa pra cada 1 ou 2 pessoas.
Para uma refeição em que o vinho não é a bebida principal: 1 garrafa para cada 6 a 8 pessoas.

DICA BOCCATI:
Deguste tudo o que irá servir em seu casamento antes da data. O aroma e o paladar dessas bebidas devem ser de seu agrado!


people tossing their clear wine glasses

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de 70 mulheres apaixonadas pelo vinho

Boccati recebe Inovini Road Show 2018

18 curiosidades sobre vinhos que você precisa saber!