Vinícola Aurora: Cooperativa que há 87 anos escreve a história do vinho brasileiro de qualidade!

por Gene Toscan e Luana Foscarini
(parte do conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)

A origem da palavra Aurora está intimamente relacionada com a do latim aurum, que significa ouro. A palavra também está vinculada ao nascer do sol, o raiar do dia, àquilo que brilha como o ouro. Na mitologia romana, a deusa Aurora era responsável por sobrevoar os céus anunciando o começo de um novo dia.
Para as 1.100 famílias produtoras associadas da Cooperativa Vinícola Aurora, todas descendentes dos primeiros imigrantes italianos, que chegaram à Serra Gaúcha em 1875, todo novo nascer do sol significa a oportunidade de trabalhar em seus terroirs para cultivar e produzir o seu melhor “ouro”: a uva. Do trabalho dessas famílias, aliado ao suporte e acompanhamento em todas as fases do cultivo dos técnicos e agrônomos da Vinícola Aurora, são produzidos anualmente mais de 70 mil toneladas de uva, resultando em uma produção de mais de 50 milhões de litros de vinhos, espumantes, frisantes, sucos e demais derivados da fruta, atendendo os gostos e demandas dos mais diversos perfis de consumidores.
O segredo deste sucesso é oriundo ainda das primeiras décadas do século XX, quando os primeiros produtores perceberam que a união seria fundamental para ganhar força e vencerem as principais adversidades da época. Através desta atitude, chegaram à conclusão de que dividir interesses comuns desperta no indivíduo um sentimento de autonomia e provoca uma sensação de liberdade.  Abraçados a essa convicção, a empresa criou marcas e comprou outras, ampliou espaços, adquiriu equipamentos modernos e construiu postos de vinificação, sendo atualmente considerada a maior e mais premiada vinícola do Brasil.

A Aurora é líder em vinhos finos, suco de uva integral e coolers no mercado brasileiro. A vinícola está construindo uma nova unidade de produção para ampliar sua capacidade produtiva, que irá concentrar toda a produção e expedição de sucos de uva e de vinhos de mesa, para que as unidades matriz se dediquem exclusivamente para os vinhos e espumantes finos.

630 MEDALHAS!
A Vinícola Aurora é a vinícola brasileira com o maior número de medalhas e premiações conquistadas nos mais renomados concursos nacionais e internacionais oficiais. Foram mais de 30 somente neste ano, com destaque para os ouros nos concursos CataD’Or Wine Awars com o rótulo Aurora Moscatel, Concurso Internacional de Vinos y Espirituosos (CINVE) com o rótulo Aurora Brut e no Brazil Wine Challenge, com os rótulos Aurora Moscatel Rosé e Pequenas Partilhas Cabernet Franc.



A primeira grande exportação de vinhos aconteceu em 1955, para a França e Argentina, mas a vinícola começou a trabalhar efetivamente com o comércio internacional a partir da década de 1980, com a venda expressiva de caixas de vinhos da marca Marcus James para os Estados Unidos. Atualmente exporta para mais de 20 países.
- Principal foco de expansão em 2018 é o mercado asiático, com a China e Japão como principais destinos dos produtos da vinícola.
- Ainda em 2018 e pelo terceiro ano consecutivo, a Vinícola Aurora é Destaque Setorial Bebidas no Prêmio Exportação ADVB-RS (seção do Rio Grande do Sul da Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil), uma das distinções mais importantes do empresariado gaúcho.

SAIBA MAIS SOBRE A VINÍCOLA NA 

REVISTA TERROIR BOCCATI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?