Harmonizando destinos: Espanha



Nos últimos anos, a Espanha converteu-se num dos destinos preferidos dos brasileiros. A aproximação e atividades culturais, compras, praias, vida noturna, esportes, religião e lugares históricos são os motivos mais citados pelos brasileiros para visitar o país, que junto a Portugal, forma a Península Ibérica. A gastronomia e a oferta de vinhos também são atrativos da viagem, assim como a língua, já que a maioria dos estudantes escolhem a Espanha como destino para aprender a língua espanhola.

Os vinhos espanhóis
A Espanha é um dos países com a maior gama de opções para os amantes dos bons vinhos, oferecendo tintos, brancos e rosés com uma grande variedade de preços e estilos.
Ao final do século XX, recebeu um impressionante montante de investimentos nas zonas vitivinicultoras, o que possibilitou a ampliação e variedade de sua oferta de rótulos, que vão desde vinhos bastante tradicionais - como os elaborados na Rioja, até vinhos modernos, cheios de fruta e complexidade, como os grandes vinhos da região do Priorato. 
O clima espanhol é um dos grandes responsáveis pela alta qualidade dos vinhos que produz. 

Os principais destinos de enoturismo na Espanha

1. La Rioja
Resultado de imagem para la rioja espanha

La Rioja é a região vinícola mais famosa da Espanha. Extende-se por parte da Comunidad Autônoma de La Rioja, e também por uma pequena região do vizinho País Basco, conhecida como La Rioja Alavesa. Também são produzidos vinhos da denominação La Rioja em pontos específicos das comunidades autônomas de Navarra e Castilla y León.

Pela situação geográfica, é fácil combinar um roteiro de enoturismo por La Rioja com uma visita às regiões vinícolas da Ribera del Duero, do Somontano e do Penedès.

2. Ribero Del Duero
Resultado de imagem para Ribera Del Duero espanha

A Ribera del Duero é uma região vinícola que produz vinhos de altíssima qualidade. Está localizada ao longo do rio Douro, nas províncias de Soria, Burgos, Segovia e Valladolid, na comunidade autônoma de Castilla y León. A Denominación de Origen Ribera del Duero conta com 308 bodegas, muitas das quais estão abertas à visitação.

Pela situação geográfica, é fácil combinar um roteiro de enoturismo pela Ribera del Duero com uma visita à região vinícola de La Rioja.

3. Penedès
Resultado de imagem para Penedès

Penedès é uma região vinícola famosa por elaborar a maior parte da produção de cava da Espanha. Está localizada entre as províncias de Barcelona e Tarragona, na Catalunha. A Denominación de Origen Penedès elabora, além de cavas, vinhos brancos de muita qualidade.

Pela situação geográfica, é fácil combinar um roteiro de enoturismo pelo Penedès com uma visita às regiões vinícolas de Somontano e La Rioja.

4. Jerez
Resultado de imagem para jerez

A Denominación de Origen Jerez-Xérès-Cherry é famosa por elaborar os vinhos do tipo jerez (o famoso xerez). Jerez de la Frontera, que fica na província de Cádiz, na Andaluzia, está bastante distante das demais denominações de origem mais conhecidas da Espanha.

5. Somontano
Resultado de imagem para somontano

O Somontano é uma região na província de Huesca, próxima das montanhas dos Pireneus, onde são elaborados excelentes vinhos sob a Denominación de Origen Somontano. Sua capital é a cidade de Barbastro.

Pela situação geográfica, é bastante fácil combinar um roteiro de enoturismo pelo Somontano com uma visita às regiões vinícolas de La Rioja e Penedès.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?