Harmonizando destinos: Itália



A Itália é um dos países europeus preferidos pelos turistas do mundo inteiro. Cada um que a conhece fica apaixonado, pois este país há tanto para mostrar que uma vida inteira ainda não bastaria para bem visitá-la e descobri-la por completo.
Quando se vai à Itália, não adianta ter pressa; o ‘bel Paese’ é melhor quando visto devagar, saboreando sua linguagem e sua forma de se expressar. Assim, aproveitar o passeio curtindo em pleno relax, talvez até fazendo uma boquinha com um cappuccino e um brioche.

Os vinhos italianos
A marca registrada dos vinhos italianos é uma grande elegância e classe, combinadas com tipicidade e muito charme.
Os produtores italianos alcançaram uma grande melhora na produção de seus vinhos nos últimos anos, preservando, no entanto, as raízes do estilo clássico, maravilhoso e consagrado que encanta tantos enófilos pelo mundo afora.
O país é o segundo maior produtor de vinhos do mundo, exportando mais de 1,55 bilhões de litros por ano. Sua produção/consumo interno é ainda maior e pode alcançar 4,4 bilhões de litros, de forma que cada cidadão italiano pode vir a consumir em média o equivalente a 48 litros da bebida.
Nas últimas décadas, foi introduzido na vinicultura italiana equipamentos modernos, controle de temperatura na fermentação, uso de pequenas barricas feitas de carvalho, novas técnicas nas cantinas e nos vinhedos, além da redução dos rendimentos e experimentação com novas uvas e clones. Todas essas inovações foram responsáveis por elevar a qualidade do vinho produzido.

Visitar a Itália é sinônimo de comer e beber bem
Separamos 5 vinícolas encantadoras para conhecer na Itália.

1. Villa Vignamaggio | Greve in Chianti
Resultado de imagem para Villa Vignamaggio

Localizada em Greve in Chianti, uma comuna na região da Toscana, a Villa Vignamaggio é uma charmosa vinícola fundada no século 14. São mais de 140 hectares de vinhedos onde são cultivadas diferentes espécies de uvas. A vinícola oferece tours para que os turistas provem os vinhos da casa e visitem a adega.   

2. Ceretto Aziende Vitivinicole | Piedmont
Resultado de imagem para Ceretto Aziende Vitivinicole

Esta vinícola familiar em Alba possui tradição e um quê de modernidade. Os vinhos, no entanto, não são a única atração do local, o ambiente pitoresco encanta qualquer um que conhecer a vinícola. 

3. Planeta Ulmo | Sicília
Resultado de imagem para Planeta Ulmo

Uma das vinícolas mais famosas da região da Sicília, a Planeta Ulmo é ideal para quem deseja conhecer como funciona uma grande produtora de vinhos italiana. Para conhecer o local, no entanto, a reserva precisa ser feita com bastante antecedência.

4.  Castello Banfi - Il Borgo | Montalcino
Resultado de imagem para Castello Banfi - Il Borgo

Considerada uma vinícola nova, fundada em 1978 -, a Castello Banfi está localizada no coração da Toscana e fica aberta o ano todo para visitação. Além de conhecer os vinhedos e todo o processo de fabricação dos vinhos, a vinícola possui um dos hotéis mais luxuosos da região.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?