Harmonizando destinos: Itália



A Itália é um dos países europeus preferidos pelos turistas do mundo inteiro. Cada um que a conhece fica apaixonado, pois este país há tanto para mostrar que uma vida inteira ainda não bastaria para bem visitá-la e descobri-la por completo.
Quando se vai à Itália, não adianta ter pressa; o ‘bel Paese’ é melhor quando visto devagar, saboreando sua linguagem e sua forma de se expressar. Assim, aproveitar o passeio curtindo em pleno relax, talvez até fazendo uma boquinha com um cappuccino e um brioche.

Os vinhos italianos
A marca registrada dos vinhos italianos é uma grande elegância e classe, combinadas com tipicidade e muito charme.
Os produtores italianos alcançaram uma grande melhora na produção de seus vinhos nos últimos anos, preservando, no entanto, as raízes do estilo clássico, maravilhoso e consagrado que encanta tantos enófilos pelo mundo afora.
O país é o segundo maior produtor de vinhos do mundo, exportando mais de 1,55 bilhões de litros por ano. Sua produção/consumo interno é ainda maior e pode alcançar 4,4 bilhões de litros, de forma que cada cidadão italiano pode vir a consumir em média o equivalente a 48 litros da bebida.
Nas últimas décadas, foi introduzido na vinicultura italiana equipamentos modernos, controle de temperatura na fermentação, uso de pequenas barricas feitas de carvalho, novas técnicas nas cantinas e nos vinhedos, além da redução dos rendimentos e experimentação com novas uvas e clones. Todas essas inovações foram responsáveis por elevar a qualidade do vinho produzido.

Visitar a Itália é sinônimo de comer e beber bem
Separamos 5 vinícolas encantadoras para conhecer na Itália.

1. Villa Vignamaggio | Greve in Chianti
Resultado de imagem para Villa Vignamaggio

Localizada em Greve in Chianti, uma comuna na região da Toscana, a Villa Vignamaggio é uma charmosa vinícola fundada no século 14. São mais de 140 hectares de vinhedos onde são cultivadas diferentes espécies de uvas. A vinícola oferece tours para que os turistas provem os vinhos da casa e visitem a adega.   

2. Ceretto Aziende Vitivinicole | Piedmont
Resultado de imagem para Ceretto Aziende Vitivinicole

Esta vinícola familiar em Alba possui tradição e um quê de modernidade. Os vinhos, no entanto, não são a única atração do local, o ambiente pitoresco encanta qualquer um que conhecer a vinícola. 

3. Planeta Ulmo | Sicília
Resultado de imagem para Planeta Ulmo

Uma das vinícolas mais famosas da região da Sicília, a Planeta Ulmo é ideal para quem deseja conhecer como funciona uma grande produtora de vinhos italiana. Para conhecer o local, no entanto, a reserva precisa ser feita com bastante antecedência.

4.  Castello Banfi - Il Borgo | Montalcino
Resultado de imagem para Castello Banfi - Il Borgo

Considerada uma vinícola nova, fundada em 1978 -, a Castello Banfi está localizada no coração da Toscana e fica aberta o ano todo para visitação. Além de conhecer os vinhedos e todo o processo de fabricação dos vinhos, a vinícola possui um dos hotéis mais luxuosos da região.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mais de 70 mulheres apaixonadas pelo vinho

Boccati recebe Inovini Road Show 2018

18 curiosidades sobre vinhos que você precisa saber!