Harmonizando destinos: Chile


“Chi-Chi-Chi-lê-lê-lê, viva Chile!”, é o que imediatamente vem a cabeça quando começamos a escrever sobre este país. Para quem não sabe, essa expressão é tão famosa por lá como o nosso “Ai, ai ai ai…, em cima, embaixo, puxa e vai”. O cântico é uma adaptação de uma das canções mais emblemáticas do país, criada por um jovem de 20 e poucos anos na década de 30. E até hoje é uma canção gostosa de ouvir e de cantarolar. Ela faz alusão a tudo que o Chile é: divertido, leve e cheio de emoção! Portanto, é crucial você prestar atenção nessas dicas para aproveitar ao máximo!

Os vinhos chilenos
O Chile tem surpreendido o mundo com vinhos excelentes, de fantástica relação qualidade e preço, em geral, inspirados pelos melhores exemplares de Bordeaux, Califórnia e Austrália.
Situado entre o Oceano Pacífico e a Cordilheira dos Andes, o país é 'protegido' da incidência de pragas conhecidas por atacarem vinhedos e prejudicarem a qualidade das uvas, abrindo espaço para o cultivo de uma ampla variedade de castas e para a elaboração de uma vasta gama de estilos. Os bons vinhos chilenos têm tido um enorme sucesso no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e em muitos países europeus.
Graças ao seu solo, clima e localização bastante específicos, o terroir expressado pelas uvas pode variar bastante, isto é, a mesma casta pode originar vinhos com caráter bastante distinto, podendo ser mais frutado ou ácido de acordo com a região de cultivo. Bons vinhos chilenos são saborosos e concentrados, cheios de fruta madura.
O Chile possui cerca de 117 mil hectares de vinhedos plantados, dentre os quais metade é ocupada por vinhas da uva Cabernet Sauvignon, já que 70% da produção total do país destina-se a vinhos tintos. Logo em seguida, as uvas Merlot e Sauvignon Blanc também ocupam seus espaços nesses hectares.

Melhores vinícolas do Chile - Roteiro dos vinhos chilenos

1. Valle del Maipo (região próxima de Santiago)
Resultado de imagem para Valle del Maipo

O Valle del Maipo fica a 20km ao sul de Santiago, sendo a região de vinhos do Chile mais fácil de ser percorrida, por estar tão perto da capital chilena. Muitas pessoas que estão fazendo uma viagem curta para o Chile optam pelo bate-volta para conhecer vinícolas selecionadas dessa região. Os turistas costumam visitar as vinícolas Concha y Toro (a 6km do centro) ou a Cousiño Macul (a 11km do centro), por ficarem bem perto de Santiago, e por isso, costumam lotar durante os meses mais quentes.

Seguindo, contudo, por alguns poucos quilômetros a mais, encontram-se jóias da vinicultura chilena como Almaviva, Don Melchor, Chadwick, que podem ser visitados a pé, já que ficam bem próximos, além das Tarapaca e Undirraga. Dentre tantas curiosidades sobre essas vinícolas que produzem vinhos chilenos de excelente qualidade, destaco o fato do Almaviva ter sido criado com o intuito de ser “o” vinho franco chileno, a partir da parceria firmada entre a família Rothschild e a Concha y Toro. E quem já provou sabe que foi uma feliz parceria.

2. Valle de Aconcagua (Norte)
Resultado de imagem para Valle de Aconcagua

O Valle de Aconcagua fica ao norte de Santiago, a mais ou menos 100km de Santiago e a 300km de Mendonza, na Argentina. Este vale ganhou o seu nome por estar próxima da montanha Aconcagua, a mais alta das Américas, que faz parte da Cordilhera dos Andes e está localizada nas proximidades da cidade de Mendonza. É importante não confundir o Valle de Aconcagua com o Valle de Colchágua, ao sul de Santiago, e que também é uma região de vinhos, sobre a qual falaremos em seguida.

As cidades de San Felipe e Los Andes são as bases para explorar essa região, que tem como grande destaque a Viña Errazuriz, produtora  do fantástico vinho Don Maximiano, além do La Cumbre, Kai, Seña, dentre outros. A própria vinícola oferece tours variados, e a dica especial aqui é fazer o Tour Don Maximiano pela manhã, sem sol forte, para ver o visual espetacular do mirante. A vinícola San Esteban também produz um vinho de excelente qualidade, o In Situ e azeites especiais. Outro destaque é a Viña Von Siebenthal, que vem produzindo vinhos muito bons.

3.Valle de Colchágua (Sul)
Resultado de imagem para Valle de Aconcagua Sul

O Valle de Colchágua fica a mais ou menos 170 km ao sul de Santiago do Chile, num trajeto de 2 horas de carro pela Ruta I-5, a famosa Carretera del Vino. Vinícolas famosas como Clos Apalta, Viu Manent e Montes, que produz os vinhos Montes Alpha e Purple Angel, são os grandes destaques dessa região, sendo possível visitá-las, fazer degustação e até mesmo se hospedar em algumas delas, como por exemplo, no belíssimo Lapostolle Residence, pertencente à Viña Lapostolle, que produz o premiado Clos Apalta. Uma curiosidade é que a mesma família por trás dos vinhos da Lapostolle é dona da famosa marca de licor francês Grand Marnier, e por sua origem, utilizam técnicas 100% francesas em terra 100% chilena para produzir os seus premiados vinhos.

Outra vinícola espetacular é a Viu Manent, vencedora do prêmio Wine Tourismo Awards 2015, concedida por uma importante revista britânica como melhor centro enoturístico do mundo. Afinal, até passeio de balão pela região eles oferecem 🙂 Além de visita à vinícola e degustacão, ainda tem um ótimo restaurante, o Rayuela Wine & Grill.

4. Valle de Casablanca (Leste)
Resultado de imagem para Valle de Casablanca (Leste)

Essa região fica bem próxima das famosas cidades costeiras de Viña del Mar e Valparaíso, abrigando belíssimas vinícolas como a Bodegas Re, que produz vinhos de forma totalmente original e artesanal, alguns deles em barris antigos de argila (foto abaixo) e ainda propõe diferentes tipos de tours pelas vinhas, inclusive com direito a piquenique; a Matetic, que possui a charmosa hospedaria La Casona e o restaurante Equilibrio, aberto para o almoço de terça a domingo; e bela vinícola Casas del Bosque, especializada em Sauvignon Blanc, que pode ser degustado no terraço do seu famoso restaurante Tanino. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?