Gabriela Hermann Pötter: ícone feminino dos Pampas!

por Camile Calza
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)


Otimista, perfeccionista, sensível e inovadora. Esses são predicados que descrevem Gabriela Hermann Pötter (39), diretora técnica da Estância Guatambu na área da vitivinicultura. Ela introduziu “do zero” a atividade na propriedade da família e com isso, mostrou que a região da Campanha Gaúcha possui um grande potencial para a produção de uvas e vinhos.
A vontade de somar surgiu quando Gabriela cursava Agronomia na UFRGS. Seus professores falavam sobre a excelência do clima da região dos Pampas para a produção de uvas viníferas. Inquieta, realizou estágios em vinícolas e assim que formada, em 2002, propôs a implantação de vinhedos na Guatambu, que já se dedicava à agricultura e à pecuária. No início, o pai, Valter José Pötter, estava um pouco relutante devido aos investimentos necessários, mas apoiou o projeto da filha com meio hectare da uva Cabernet Sauvignon. A cultura dos Pampas era bastante conservadora em relação a essa atividade, por isso, muitas vezes, Gabriela escutou comentários que poderiam desmotivá-la, tais como: “tu ainda não desistiu disso?”. Porém, nada a desencorajou, pelo contrário, a descrença de terceiros só a impulsionou a continuar sua jornada com ainda mais entusiasmo.
E essa persistência gerou bons resultados. Hoje, a Guatambu é considerada uma das principais vinícolas boutiques do Brasil e movimenta fortemente a Campanha Gaúcha no que diz respeito ao enoturismo. Ao lado da família, Gabriela já elaborou 20 rótulos entre vinhos brancos, rosés, tintos e espumantes e vê um grande potencial no mercado brasileiro, que está mais receptivo a degustar novidades:
“No momento, acredito que seja importante as vinícolas produzirem rótulos para vários nichos de consumidores, pois, entre o público brasileiro há muita diversidade de paladar: existem os mais tradicionais, mas também, há os que buscam produtos exóticos e inovadores.”
Já percebemos que estagnar não faz parte da Gabriela. Por isso, além de estar sempre em busca de novidades para a vinícola, ela é integrante da diretoria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha, com o posto de primeira secretária. Aliás, este ano a diretoria é composta somente por mulheres de vinícolas da Campanha Gaúcha! E, quando questionada sobre a participação feminina no mundo do vinho, defende que, pela sensibilidade e também pelo ótimo senso de organização, as mulheres vêm se destacando com muita propriedade em diferentes áreas das vinícolas e aponta o incrível crescimento de confrarias femininas altamente organizadas. Em Dom Pedrito, por exemplo, Gabriela e mais duas enólogas da Unipampa criaram, há três anos, a Confraria Dom de Ísis, que visa difundir o conhecimento para mulheres que não são da área.
Contudo, não para por aí. Gabriela ainda é uma esposa dedicada e mãe do Pietro (5). Uma mulher que adora viajar, dançar ballet e flamenco, conhecer culinárias exóticas e vinhos especiais, além de estar no campo em contato com a natureza. Entre as grandes personalidades do vinho que a inspiram, está a francesa Barbe-Nicole Ponsardin, a Veuve Cliquot, que apesar de tão jovem, assumiu a frente de uma vinícola com inovação e profissionalismo. Cá entre nós, podemos ver essas duas qualidades na Gabriela também, não é? Para nós, ela é um verdadeiro ícone feminino dos Pampas!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?