Você já ouviu falar sobre Barbaresco?

por Sommelier Rodrigo Webber Drum
(parte do conteúdo públicado na Revista Terroir Boccati)



Para algumas pessoas, este ainda é um vinho desconhecido. Por isso, apresentamos aqui uma pequena introdução sobre esse importante ícone italiano.

A denominação de origem Barbaresco
Além de uma comuna italiana, Barbaresco também é uma denominação de origem, sendo uma das primeiras do país a se tornar uma D.O.C. (Denominação de Origem Controlada), no ano de 1966. Logo, em 1980, foi aprovada como D.O.C.G. (Denominação de Origem Controlada e Garantida). Segundo normas do consórcio, para produzir um vinho com denominação de origem controlada e garantida, estão aptas para cultivo das uvas as comunas de Barbaresco, Neive, Treiso e parte de San Rocco Senodelvio.
Um Barbaresco D.O.C.G. é elaborado exclusivamente com a famosa uva Nebbiolo e toda vinificação e envelhecimento devem ser feitos dentro da área de produção estabelecida. Por falar em envelhecimento, antes de ser comercializado, um Barbaresco deve estagiar por no mínimo 26 meses, sendo pelo menos nove em madeira. Já para ser considerado um Barbaresco Reserva, são pelo menos 50 meses e os mesmos nove em madeira.
Em geral, apresentam cor vermelha granada, intensa e brilhante, com grande complexidade aromática, que vão de frutas vermelhas a geleia de framboesa. Além dessas características, somam-se os típicos toques florais da uva Nebbiolo e as notas de especiarias que surgem junto de sua evolução. Em boca, mostra-se um vinho seco, elegante, com acidez e taninos que se aveludam com o passar dos anos.
Normalmente, estão prontos para consumo entre cinco e dez anos. Porém, em alguns casos, são muito mais longevos, podendo ser consumidos com até mais de 20 anos.

Barbaresco x Barolo
Inevitável falar de um sem comparar com o outro. Popularmente, Barbaresco é conhecido como “irmão mais novo”, ou até mesmo “primo” do Barolo. Ambos os vinhos são produzidos exclusivamente com a uva Nebbiolo, sendo eles muito elegantes e importantes na história italiana, reconhecidos por sua alta qualidade. Mas, suas similaridades acabam por aí.
São produzidos em regiões muito próximas, porém distintas, com características de solo e clima diferentes. A área de produção para um Barbaresco é praticamente metade da região de Barolo, apesar de produzir o dobro . Já o amadurecimento de um Barolo D.O.C.G. é longo: são pelo menos 38 meses de envelhecimento, ou 62 meses no caso de um Reserva, sendo no mínimo 18 meses em madeira em ambos casos.
Geralmente, o Barbaresco tende a ter menos coloração e tanino, além de ser mais leve que um Barolo. Atingem seu ápice para consumo mais rápido. O lado bom disso é que normalmente são mais baratos.
E já que Barolo é considerado o rei do Piemonte, podemos dizer que o Barbaresco é seu príncipe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?