Vinotrip: Riedel Experience!

por Eduarda D'Agostini
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)




Nem toda #vinotrip precisa ter um roteiro de visitas a vinícolas, certo? Soa estranho, mas eu mesma fiz uma viagem na qual o objetivo principal era visitar uma fábrica de taças de cristal e ainda assim o passeio foi regado a muito vinho.
Foi em 2017 que tive a honra de viajar à Áustria para conhecer de perto a Riedel, que fabrica as melhores taças de cristal do mundo! A oportunidade surgiu quando a Boccati firmou uma parceria com a marca, garantindo a distribuição exclusiva de seus produtos para o Sul do Brasil. 
A Riedel foi a primeira empresa na história a reconhecer que o sabor da bebida muda conforme a taça em que é servida. Por isso, desenvolveu taças de diferentes formatos e tamanhos, sendo reconhecidas pelos sommeliers ao redor do mundo. Bom, convite recebido e aceito, fui confirmar se as taças eram realmente tudo isso e acabei me surpreendendo.
Você já provou um vinho em algum lugar e gostou tanto que comprou uma garrafa para levar para casa?  E quando você provou o vinho em casa, estava igual? Às vezes, nos decepcionamos ao tomar um vinho pela segunda vez e perceber que ele não era tudo aquilo... Mas, na verdade, o vinho é exatamente o mesmo. O que muda é que estamos tomando o mesmo vinho em taças diferentes e a taça pode mudar totalmente nossa percepção sobre a bebida. Na Riedel, pude confirmar isso na prática!
Cada varietal de uva carrega no seu DNA sabores inconfundíveis e a taça Riedel, quando selecionada adequadamente, irá desbloquear as características mais alusivas de um vinho específico. Ou seja, ela irá destacar os aromas de um Pinot Noir, o equilíbrio entre acidez e taninos de um Cabernet Sauvignon e a sedosidade de um Merlot. A função da taça é traduzir a "mensagem" do vinho para os sentidos humanos. Afinal, a taça não pode mudar o vinho, mas pode mudar nossa percepção sobre ele.
A famosa Riedel Experience é uma degustação de vinhos pouco convencional, onde o objetivo não é somente comparar os vinhos e sim as taças. A degustação é feita às cegas e todos os vinhos são degustados em todas as taças (normalmente de 3 a 4 por degustação).
O resultado é incrível! Parece mentira, mas um vinho maravilhoso quando servido na taça ideal, pode ser extremamente desagradável na taça errada, desequilibrado e ressaltando características como o álcool, por exemplo.
Na Áustria aprendi a conduzir a Riedel Experience com o super querido e carismático (de um jeito austríaco de ser) Georg Riedel, da 10ª geração da família. Foi maravilhoso! E hoje a Boccati compartilha essa experiência com seus clientes, através de eventos abertos ao público ou mesmo da possibilidade de eventos para grupos fechados. Vale a pena participar da brincadeira!
Em 2018 tive a oportunidade de participar em uma Riedel Experience conduzida pelo atual CEO da marca Maximilian Riedel, da 11ª geração, mas essa eu irei contar em outra edição.
Com mais de 300 anos desde sua fundação o que mais me chamou atenção na Riedel foi que é uma empresa familiar muito forte e que tem algo em comum com todos nós: eles são apaixonados por vinhos! Então, é claro que eles colocam todo esse amor na hora de desenvolver seus produtos e, por isso, podemos acreditar que a Riedel sim tem as melhores taças do mundo.
E você, para onde irá na sua próxima #vinotrip?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?