Comer Bem: Inverno

 por Dra. Daniela Kappes


O inverno chega. A temperatura cai. O corpo passa por processos de adaptação à nova estação.  Entender como esse mecanismo funciona ajuda a lidar com a época mais fria do ano - sem perder a elegância e a qualidade gastronômica.
No período mais gelado, o apetite aumenta, o tempo chuvoso e cinza favorece que fiquemos mais tempo em ambientes fechados, aumentando a ingestão de alimentos e de forma menos criteriosa.
É nesse contexto que entra a capacidade de fazer escolhas e observar o que comemos, tanto para preservar a saúde e garantir imunidade, quanto para evitar o ganho de peso e gordura corporal. Para isso, aposte em alimentos que sejam reconfortantes e indicados para a promoção da saúde. Invista em chás e ovos.
O chá, além de promover a sensação de prazer e relaxamento, traz efeitos positivos ao organismo, devido às propriedades antioxidantes dos polifenóis, como catequinas e flavonoides. Essas substâncias diminuem os efeitos causados pelos radicais livres e compostos oxidantes. Consuma chás, mas sem exageros! O excesso pode causar efeitos colaterais.
Os ovos continuam sendo opção coringa na alimentação saudável. São indicados no inverno, pois fornecerem uma boa quantidade de proteínas, ácidos graxos, ômega 3 e fosfolipídios, que atuam no transporte dos nutrientes.
Saiba também o que evitar
Mantenha-se afastado da alimentação rica em farinhas brancas e grãos refinados que aceleram o envelhecimento e desregulam as vias metabólicas. Alimentos industrializados, repletos de conservantes e corantes também devem ser evitados.
Tenha cuidado com o excesso de pinhões! A semente é abundante na região. Conhecida por ser fonte de energia, rica em vitaminas do complexo B, zinco, cálcio, ferro e fósforo, pode ser consumida na forma cozida ou em acompanhamentos de peixes e outras carnes. Porém, vale lembrar que apesar de ter nutrientes importantes é um alimento bastante calórico e por isso deve ser consumido com moderação.

Dicas para o inverno saudável

Monitore a sua rotina e siga com hábitos saudável
1. Atividade física: deixe a preguiça de lado. O corpo ativo é um corpo saudável.
2. Tome muito líquido: para o bom funcionamento do organismo, os líquidos são essenciais. É importante para manter corpo hidratado.
3. Abuse das sopas: além de ser a cara do inverno, é uma opção saudável e saborosa. As variações são muitas, como as sopas com legumes, verduras, carnes magras e tubérculos. Elas podem ser enriquecidas com quinoa, amaranto, chia ou aveia.
4. Aposte nas bebidas quentes: elas aquecem o corpo, são deliciosas e podem ser muito saudáveis. Chás de ervas ou mate, café puro ou até um chocolate quente preparado com cacau em pó, leite vegetal e adoçante estévia.
5. Alimentos que reforçam a imunidade: na hora de preparar a refeição, aposte naquilo que ajuda o sistema imunológico como frutas cítricas, alho, gengibre, cogumelos, couve, tomate, cenoura e abóbora

Aposte também em feijões, leite, nozes, mel e alimentos fermentados. Todos excelentes para ajudar a reforçar a defesa do corpo contra os agentes comuns das doenças típicas de inverno.

TORTA DE MAÇÃ DE FRIGIDEIRA

Ingredientes
1  ovo; 
5 maçãs; 
1 colher (sopa) farinha de amêndoa; 
2 colheres (sopa) creme de leite RAR®; 
1 colher (chá) fermento em pó; 
adoçante ou açúcar mascavo a gosto ; 
canela a gosto; 
manteiga RAR® ou óleo de coco para untar a gosto.

Modo de preparo
Descasque a maçã, corte em fatias finas e reserve. Bata o ovo, a farinha, o creme de leite e o fermento com o mixer ou garfo. Unte a frigideira antiaderente com manteiga, retirando o excesso com papel toalha, e pré-aqueça. Coloque o adoçante (ou mel) e a canela na frigideira, espalhe as maçãs e a massa por cima de tudo. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 7 minutos ou até assar. Desenforme e polvilhe canela por cima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?