Vinotrip: Bodega Gárzon!

por Camile Calza
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)




Depois que entrei no mundo do vinho, a todo o lugar que eu vou, procuro uma vinícola (rsrs). Nas minhas últimas férias estive no Uruguai com meus pais e como gosto muito de planejar, fiz o roteiro da viagem e aproveitei para encaixar a Bodega Gárzon. Há uns 2 anos escrevi um post sobre a vinícola no blog da Boccati e desde lá sempre tive vontade de conhecê-la!

A Bodega Garzón fica em média a 70km de Punta Del Este (cerca de 1h30min de carro), por isso escolhi um dos dias que estava em Punta para visitar a vinícola. Em geral, as estradas no Uruguai são ótimas, então a viagem flui tranquilamente. A Garzón está localizada em um pacato povoado, o prédio é muito moderno, no alto de uma colina, que proporciona uma vista espetacular para todo o parreiral. A arquitetura e estrutura da vinícola me encantaram assim que cheguei, é uma paisagem de tirar o fôlego!




A Garzón tem várias propostas de enoturismo. Escolhi o Tour Garzón Single Vineyard, que inclui uma visita guiada pelas instalações da vinícola, degustação de 3 vinhos da Linha Estate durante o percurso, passeio pelos vinhedos em carroça puxada por trator e para finalizar, degustação de mais 2 vinhos acompanhados por queijo, pães, azeites e azeitonas de mesa.
O tour inicia na parte externa, recebemos uma taça e ouvimos a história da vinícola, que é um projeto milionário do mundo do vinho, idealizado por argentinos da família Bulgheroni, também proprietários das bodegas Vistalba e Argento, em Mendoza. É a vinícola mais moderna do Uruguai e, em breve, será a primeira sustentável fora da América do Norte. No fim do ano passado, a Garzón ainda foi eleita a melhor vinícola do Novo Mundo pela Wine Enthusiast, revista especializada no setor vitivinícola.

Conhecemos o subterrâneo (também incrível!), lá tive a oportunidade de degustar três vinhos: Garzón Estate Sauvignon Blanc, Garzón Estate Tannat de Corte e Garzón Estate Cabernet de Corte. Entre eles, o meu preferido foi o Tannat, não é à toa que o Uruguai tem o terroir perfeito para a produção dessa uva (meu colega Marcelo fala sobre isso na seção Descomplicando).





Mas, o que eu realmente amei foi o passeio pelas videiras! O dia estava lindo e a temperatura agradável (dei sorte!), em meio aos vinhedos, escutamos sobre a colheita das uvas na vinícola, que acontece de forma manual; e sobre o processo de vinificação, que busca minimizar qualquer intervenção para preservar ao máximo as características do terroir da Gárzon.



Finalizamos o tour com chave de ouro! Tivemos a oportunidade de degustar o Garzón Single Vineyard Tannat, um dos ícones da vinícola, que merece tal posição (em minha humilde opinião de enófila rsrs). E, também, o Garzón Reserva Albariño: uma surpresa boa, cheguei a comprar uma garrafa! Ah, a Garzón também produz bons azeites, provamos junto a uma tábua de frios, o complemento perfeito para a degustação.



E meus pais nessa história toda? Eles não tão apaixonados por vinho como eu, mas disseram que eu mandei muito bem na escolha do passeio (rsrs). Assim, sendo apreciador de vinhos ou não, considero a Garzón uma parada obrigatória no Uruguai! Ainda, aproveito o espaço para agradecer ao meu amigo Claudio da Garzón, que cuidou de todos os detalhes para que essa experiência fosse memorável.



A saber:
Você pode ver todas as opções de enoturismo no site da vinícola (bodegagarzon.com) e reservar através do site da vinícola ou pelo e-mail reservas@experienciasgarzon.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?