Cabernet Sauvignon: “Rainha das uvas tintas”



Os vinhos elaborados com a uva Cabernet Sauvignon são alguns dos mais famosos do mundo. Todo apreciador, mesmo que eventual, provavelmente já experimentou um belo exemplar dessa bebida. A popularidade da Cabernet Sauvignon vem da facilidade do cultivo da uva e da mais alta qualidade dos vinhos produzidos a partir dela. Por esse motivo, ela ganhou o título de “Rainha das uvas tintas”.

Original da região de Bordeaux, na França, a Cabernet Sauvignon é o resultado do cruzamento de duas outras uvas. A primeira, denominada Cabernet Franc, pode ser considerada mais delgada que o Cabernet Sauvignon, normalmente apresenta aromas herbáceos e refrescantes. A segunda, Sauvignon Blanc, gera vinhos refrescantes com aromas minerais, vegetais e toques frutados.

O resultado dessa combinação são frutos pequenos e escuros, com pouca poupa e pele grossa, conferindo a cor escura da bebida. Seu aroma típico lembra amoras, cerejas, ameixas, cassis, menta e eucalipto.

Os vinhos mais jovens têm taninos que sobressaem mais, razão pela qual combinam muito bem com carnes gordurosas, como de porco e de cordeiro, assim como pratos com cogumelos. Já os vinhos mais envelhecidos, com taninos mais “domados” combinam com distintos tipos de comidas, mas especialmente com carnes. Harmonizam bem também com costelas e pratos com molhos mais pesados, como os a base de creme branco ou manteiga.

Mas nunca esqueça da principal regra de harmonização: a melhor harmonização será sempre aquela que mais agradar o seu paladar!

Fonte: FamigliaValduga | RevistaAdega | VinhoSite

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?