Quanto mais velho o vinho, melhor?



Todo mundo, em algum momento já se deparou com este tipo de frase “quanto mais velho o vinho, melhor”, mas a grande questão é saber exatamente o quanto de verdade esta frase guarda.
Mais de 90% de todos os vinhos feitos no mundo devem ser consumidos dentro de um ano, e menos de 1% devem ser envelhecidos por mais de cinco anos. A notícia boa é que o 1% representa mais de 350 milhões de garrafas de vinhos para envelhecer.
Diversas reações químicas acontecem enquanto o vinho “descansa” na garrafa. Uma delas, diz respeito a polimerização dos taninos que, tornando-se cadeias moleculares maiores, ficam menos agressivos na boca. Inclusive, o tanino ajuda a conservar a bebida por mais tempo. Ele, sem dúvida, é fundamental para a longevidade dos vinhos, em especial os tintos. Por isso, muitos que têm essa substância em abundância, como os vinhos Cabernet Sauvignon e Nebbiolo e podem envelhecer por mais tempo. 

Maturidade 
É simplesmente o momento em que o vinho atinge seu auge, estando em seu melhor momento de consumo, é neste estágio que ele consegue entregar exatamente tudo o que dele se espera.
A questão que confunde as pessoas e que provavelmente é a responsável por ter criado a ideia de que um vinho mais velho é melhor, reside na má interpretação em torno do conceito de maturidade do vinho.
É correto afirmar que diferentes tipos de vinhos apresentam diferentes tempos para atingir a sua maturidade, ou seja, para atingir o seu auge, o que pode ter feito também com que muitas pessoas passassem a confundir uma coisa com outra.

O que faz um vinho durar mais?
A cor e a uva;
O álcool;
A safra;
A região produtora;
Como o vinho foi feito;
Condições de armazenamento do vinho.

3 dicas para envelhecer seu vinho com qualidade (todas são importantes!)
Luz solar;
Temperatura;
Umidade.

É necessário ter paciência
Para que seu vinho envelheça corretamente você precisa de uma variável essencial: tempo. A gente sabe que comprar uma garrafa de vinho e guardá-la até o momento exato de beber pode ser extremamente frustrante.
Uma boa estratégia é comprar sempre duas garrafas de cada vinho especial para você, assim você bebe um e guarda o outro!
Conforme o tempo passa e você adiciona novos vinhos a sua adega, a culpa por abrir aquela garrafa não vai ser tão forte, afinal, você tem uma reservada especialmente para guarda.
Lembre-se que a maior parte do vinho (90% de toda produção mundial) é para beber já, agora, e não para guardar! Então aproveite o seu vinho enquanto ele está em seu auge.

Contudo, você deve estar se perguntando: “mas como vou saber se chegou ou não a hora de abrir a garrafa”? Para responder esta questão, solicite a ajuda de um dos nossos sommeliers. 

E você, tem algum bom exemplo de vinho de guarda que precisou de paciência, mas valeu a pena após abrir?



Fontes: Sonoma | Clubedosvinhos | Vemdauva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?