O vinho verde não é verde. Saiba por quê!


Quando se fala em vinho verde, não nos referimos a um vinho de coloração verde. Na verdade, o vinho verde pode ser branco, rosado, tinto e até um espumante. Mas por que esse nome então?
A nomenclatura do vinho, está relacionada ao local onde o vinho é produzido, em uma região localizada no noroeste de Portugal – Região Demarcada de Vinhos Verdes – entre as margens do Rio Minho, ao norte, na divisa com terras espanholas, até Rio Douro, no sul do país. A especificidade geográfica da localidade é tão importante que nenhum outro lugar do mundo é capaz de produzir vinhos verdes.
Existe uma outra versão, que diz que o nome Verde é devido ao estilo fresco e leve do vinho, em uma alusão ao seu caráter jovem. E existe, também, uma terceira versão, segundo a qual o elevado teor de acidez desse vinho faz ele parecer ter sido produzido a partir de uvas colhidas antes da hora, ou seja, com uvas verdes.

Características da região onde ele é produzido:
Embora seja situada na região de clima mediterrâneo, a influência marítima do Oceano Atlântico deixa o clima ameno na região. Esse tipo de vinho é cultivado em extensas planícies cercadas por rios. O solo úmido de granito, com pH baixo e alta fertilização natural é essencial para manter as tão peculiares características do vinho verde.
Processo de maturação das uvas
O processo para produção do vinho verde inclui um cálculo preciso para colheita das vinhas no momento perfeito, quando elas estão com nível equilibrado de açúcares, taninos e ácidos.
São várias as uvas utilizadas na fabricação do Vinho Verde, as mais comuns encontradas na fabricação são: Alvarinho (ou Albariño); Arinto; Avesso; Azal; Batoca; Loureiro; Trajadura. Todas brancas. Porém algumas tintas também são permitidas para se chegar no vinho rosé.

Características do vinho

As variações mais comuns da bebida são refrescantes e ideais para consumo em épocas mais quentes do ano, além de conter notas florais e frutadas. Como tem por objetivo final ser um vinho refrescante, não tem passagem por barrica de carvalho.
As uvas ‘verdes’, com elevado teor de acidez, baixo teor alcoólico e índice de açúcar, e com sabor muito mais leve e fresco, se contrapõe às uvas maduras, mais envelhecidas. Além disso, esse vinho deve ser consumido em, no máximo, dois ou três anos, sempre gelado, com temperatura variando entre 8ºC e 12ºC.



Fonte: FamigliaValduga | Vemdauva | Artdescaves | Tintosetantos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?