Como ler um rótulo de vinho

Entender um rótulo pode parecer fácil para quem está habituado a comprar vinhos, mas para os iniciantes a tarefa se torna difícil. É importante compreender as principais informações contidas para saber exatamente o que você está comprando.
Com isso, elaboramos um esquema para ajudar você a escolher o vinho ideal:


NOME DO VINHO
Certamente é o primeiro e maior nome que você verá no rotulo. Normalmente é usado pelo produtor para distinguir um produto do outro e facilitar sua divulgação e comercialização. Para o consumidor, serve como primeira identificação da bebida. Se você já conhece um vinho pelo nome, será mais fácil identificá-lo no mercado.

SAFRA
A Safra denota o ano em que a uva (ou uvas) que compõe o vinho foi colhida. É uma informação importante porque indica a idade do vinho – alguns vinhos ficam melhores com o tempo, outros são feitos para serem consumidos tão logo quanto possível, saber o ano da safra de cada um desses tipos de vinhos é importante. Caso não houver a data da safra no rótulo é porque a bebida foi elaborada com safras diversas.

VARIEDADE DA UVA
Principal indicativo do sabor e aroma do vinho, permite saber o tipo majoritário de uva utilizado na bebida. Não costuma ser incluso no rótulo de vinhos europeus, onde os consumidores se habituaram a associar o tipo de uva à sua região principal de origem.

REGIÃO DE ORIGEM
Aqui está uma informação relacionada com as características gerais e específicas do vinho. A região de origem da bebida revela o clima, o solo, o terroir onde a uva foi cultivada e o vinho produzido, logo, revela sua marca. Quanto mais detalhada a designação da origem (país, região, sub-região, etc), mais facilidade o consumidor tem em identificar as características do vinho.

PRODUTOR
Essa informação é talvez a mais importante contida no rótulo, pois está relacionada diretamente com a qualidade do vinho. Os produtores têm características únicas e personalizadas, saber diferenciá-los, conhecer a reputação de cada um, é um passo e tanto para conhecer a origem e qualidade do vinho escolhido.

GRAU ALCOÓLICO
Indica o percentual do volume alcoólico na bebida (quanto maior o número, maior a graduação alcoólica). É o principal indicativo do estilo da bebida (se é um vinho leve, de mesa ou licoroso).

VOLUME
O volume da bebida na garrafa, normalmente dada em mililitros.

Esperamos que os ensinamentos tenham lhe ajudado, mas se tiver alguma dúvida ou quiser saber mais, não resite em consultar nossos sommeliers: boccati@boccati.com.br ou (54) 3224-9900.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

É Daqui: Mississippi Delta Blues Festival MDBF!

Os diferentes tipos de uva - Tintas