Vale Conhecer: Verona

por Eduarda D’Agostini
(parte do conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)

Na edição de inverno da Revista Terroir Boccati a coluna VALE CONHECER traz um pouquinho sobre “Verona: história, amor e muito vinho!”. Aqui no Blog da Boccati você confere um complemento desta interessante matéria. 


Famosa pela trágica história de amor entre Romeu e Julieta, Verona tornou-se a quarta cidade mais visitada na Itália e a segunda na região do Vêneto, onde está localizada. Com essa fama ganhou apelidos como “A Cidade dos Apaixonados”, “A Cidade do Amor Eterno”, entre outros, porém, apesar da ficção romântica, a cidade é cheia de história genuína.
Uma das cidades mais interessantes da Itália, cercada por morros e cortada pelo rio Adige. Em Verona os palácios ilustram sua trajetória de riqueza e poder, são dois mil anos de história em uma área com pouco mais de 200km².
Numerosas são as faces da esplêndida cidade de Verona, que preserva monumentos de épocas muito distintas, desde sua origem romana até seu esplendor renascentista. Sua história é evidenciada por elementos pertencentes a diferentes períodos que integram-se harmoniosamente em seu centro histórico por onde passa naturalmente o meandro do rio Adige: são vestígios romanos por toda a cidade, suas ruas medievais e belos palácios.

Desbravando Verona...


Piazza Bra

A principal praça da cidade é a Piazza Bra, uma das maiores praças de toda a Europa. É como se fosse o hall de entrada do seu centro histórico. Uma praça charmosa e acolhedora com belos edifícios coloridos que abrigam tradicionais restaurantes e cafés e muitos locais para sentar ao ar livre e curtir o clima veronense.

Arena di Verona

Parece incrível que no meio da Piazza Bra possa ter dito monumento, mas aí mesmo, e durante vinte séculos, destaca-se o imponente anfiteatro romano Arena di Verona (século I), hoje ícone da cidade. O maior depois do Coliseu, em Roma, foi construído para sediar os combates entre gladiadores e hoje é palco do mundialmente conhecido Festival de Verona, nascido em 1913, que ocorre no verão europeu com apresentações de ópera e teatro. A Arena está muito bem preservada e pode ser visitada durante o dia, mas já por fora é linda e dá um toque especial à praça, especialmente à noite.
Para entrar no centro da cidade não deixe de ir pela popular e elegante Via Giuseppe Mazzini e curtir o clima desse calçadão que tem de tudo: lojas de marca, artesanato, deliciosas gelaterias. Logo você chegará a outros pontos importantes da visita em Verona.

Piazza dele Erbe

Antigo foro romano, a Piazza delle Erbe (Praça das Ervas) é o coração vibrante de Verona. São muitos cafés e restaurantes com suas mesas na rua e nas calçadas que animam o dia a dia dessa praça. Vários edifícios de interesse arquitetônico e ao centro a Fontana Madonna, coronada por una estatua romana. Com foco no comércio se localizam ali muitas lojas, assim como o mercado de frutas frescas e hortaliças que vende também alguns belos souvenirs.

Torre dei Lamberti

Nessa praça também se encontra a Torre dei Lamberti, que ainda conserva seus sinos da idade medieval, é o ponto mais alto de Verona, de onde se pode ter uma vista 360° da cidade.
A vizinha Piazza dei Signori merece também uma visita detalhada. Ela reúne edifícios notáveis: o Palazzo dei Comunes, com sua escadaria gótica Scala della Ragione; o Palazzo del Capitano, antiga residência do governo; e o Palazzo del Podestà, atual sede do governo, que fica ao lado da Loggia del Consiglio, onde está instalado atualmente o conselho.
Um meandro do rio Adige, que passa por Verona, divide seu centro histórico em duas partes. E antes mesmo de chegar ao outro lado do rio, no caminho as pontes já contam histórias.

Ponte Pietra e colina de San Pietro

A Ponte Pietra liga o centro e a colina de San Pietro. A história cheia de acontecimentos na ponte e a preservação de elementos de todos os períodos, desde a antiguidade até o presente, fizeram da ponte um símbolo da história de Verona.
Na colina de San Pietro encontram-se o antigo Teatro Romano, datado do ano 30, e o Castel San Pietro, cujo mirador nos presenteia com a melhor vista da cidade.

Ponte Castelvecchio

Mas a ponte mais conhecida de Verona é a Ponte Castelvecchio. Vale a pena desfrutar de cada metro, dos 120 que tem, com todo aquele seu caráter medieval. Antes de atravessar ela é possível visitar o Castelvecchio, o mais espetacular prédio medieval de Verona. O próprio castelo tem muito pouca decoração ornamental, mas oferece a oportunidade de conhecer algumas obras de arte em seu museu. E passando pela ponte chega-se ao belo jardim público Arsenale, com certeza uma perfeita parada para descanso e para aproveitar o clima e o movimento do parque.

Casa de Julieta

E para os românticos ainda tem a Casa de Julieta, localizada no centro histórico de Verona. Aí é possível encontrar centenas de mensagens de amor e casais apaixonados. Visitantes de todo o mundo admirando a varanda de Julieta e tirando fotos com sua estátua de bronze, na esperança de ter sorte no amor.
Perto está o palácio Nogarola, considerado a Casa de Romeu. E mais afastada está a Basilica di San Zeno, onde, supostamente, foi a cerimônia do apaixonado casal. Sem dúvida, o amor e o espírito de Romeu e Julieta estão no ar.
Como todas as cidades da Itália, o que não faltam são espetaculares igrejas para visitar, de pequenas basílicas a Cattedrale di Santa Maria Matricolare, com tempo vale a pena visitar algumas das principais: as góticas Sant’Anastasia e San Fermo Maggiore e a renascentista San Giorgio in Braida.

Jardins Giusti

E se ainda der tempo não deixe de visitar os jardins de Giusti, são lindos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?