Brasil destaque na produção de vinhos



No último ano o Brasil teve grande destaque na produção de vinhos. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o Brasil produziu 340 milhões de litros de vinho em 2017, um aumento de 169% em relação ao período anterior. Grande parte desse crescimento se dá pela recuperação da produção do Rio Grande do Sul, que teve queda acentuada no ano de 2016 devido condições climáticas desfavoráveis provenientes do El Niño, fenômeno que altera consideravelmente o regime de chuvas na Região Sul do país.
Além da recuperação da produção gaúcha, vinícolas do Nordeste do país também tiveram crescimento considerável em sua produção. A vinícola Rio Sol fabricou 900 mil garrafas a mais do que a produção normal e a expectativa ainda é aumentar para a próxima safra.
Esse bom momento da produção nacional contrasta com a queda mundial na produção de vinhos, países tradicionais da Europa como França, Espanha e Portugal, tiveram queda em suas safras, o inverno rigoroso percebido no último ano é o principal responsável por essa queda. A produção mundial fechou o último ano 8,5% menor, foi a menor produção em 60 anos.


A produção não teve destaque apenas por seu volume, mas também pela qualidade das uvas, as condições climáticas excepcionais possibilitaram a produção de rótulos emblemáticos de algumas vinícolas. A Miolo, do Rio Grande do Sul, voltou a produzir seu ícone Lote 43, que não era produzido desde 2012. O bom momento da produção nacional é bom para a economia e para os amantes dos bons vinhos que produzimos, momento para valorizar a produção do nosso país.



Fontes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?