A influência da madeira no envelhecimento do vinho

por Sommelier Rodrigo Webber Drum
(parte do conteúdo público na Revista Terroir Boccati)

Com madeira ou sem madeira? Eis a questão! O envelhecimento dos vinhos em barricas, principalmente em carvalho, é um assunto complexo que divide opiniões. Há aqueles que preferem um vinho sem passagem em madeira, optando por um vinho de caráter jovial, mais frutado e refrescante. Porém, para alguns paladares essa etapa beneficia o vinho, tornando-o mais complexo e interessante.


Nem só de carvalho vive o mundo do vinho, é possível encontrar aqueles que estagiam por determinado tempo em acácia ou cerejeira, apesar de não ser algo muito comum. Também já foram realizados testes com outras madeiras, como mogno, castanheira, entre outras. Entretanto, é possível afirmar que o carvalho é a madeira que melhor combina com o vinho. Além disso, une características importantes e determinantes para sua utilização, pois o carvalho é leve, maleável e ao mesmo tempo muito resistente e impermeável.
Para entender um pouco mais sobre esse universo, voltamos às origens da vinificação: no início, as barricas – bottis ou pipas – tinham a finalidade de simplesmente armazenar a bebida, seja para estocar ou para transportá-la. Atualmente, tornaram-se um instrumento determinante na característica dos vinhos, tornando-os mais agradáveis para alguns paladares.

PARA SABER MAIS SOBRE VARIEDADES DE CARVALHO ACESSE

REVISTA TERROIR BOCCATI


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?