Beber vinho moderadamente reduz risco de Alzheimer, aponta estudo


Todo mundo sempre usou a desculpa de tomar algumas taças de vinho para espairecer, mas de acordo com uma nova pesquisa, a bebida realmente pode ajudar a limpar a mente, mas isso quando ingerido em uma quantidade moderada. O novo estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, mostra que baixos níveis de consumo de vinho eliminam a inflamação e ajudam o cérebro a eliminar toxinas, inclusive as associadas à doença de Alzheimer.

“A ingestão prolongada de quantidades excessivas de etanol é conhecida por ter efeitos adversos no sistema nervoso central”, disse Maiken Nedergaard, Co-diretor do Centro de Neuromedicina Translacional do Centro Médico da Universidade de Rochester (URMC) e principal autor do estudo. “No entanto, neste estudo, mostramos pela primeira vez que baixas doses de álcool são potencialmente benéficas para a saúde do cérebro, ou seja, melhora a capacidade do cérebro para remover o desperdício”.

A descoberta soma-se a um crescente número de pesquisas que apontam para os benefícios para a saúde de baixas doses de álcool. Embora o consumo excessivo de álcool seja um risco para a saúde bem documentado, muitos estudos têm associado menores níveis de consumo de álcool com um risco reduzido de doenças cardiovasculares, bem como uma série de cânceres.

A pesquisa de Nedergaard centra-se no processo de limpeza exclusivo do cérebro que foi descrito pela primeira vez por ele e seus colegas em 2012. Eles mostraram como o fluido espinhal cerebral (LCR) é bombeado para o tecido cerebral e afasta o lixo, incluindo as proteínas que estão associados com a doença de Alzheimer e outras formas de demência. 

O novo estudo, que foi realizado em camundongos, analisou o impacto da exposição aguda e crônica ao álcool. Quando estudaram os cérebros de animais expostos a altos níveis de álcool durante um longo período de tempo, os pesquisadores observaram altos níveis de marcador molecular de inflamação. Eles também observaram comprometimento das habilidades cognitivas e habilidades motoras do animal.

Os animais que foram expostos a baixos níveis de consumo de álcool, análogos a aproximadamente 2 ½ copos de bebida por dia, realmente apresentaram menos inflamação no cérebro, em comparação com os ratos de controle que não estavam expostos ao álcool. A baixa dose de desempenho dos animais nos testes cognitivos e motores foi idêntica aos controles.

“Estudos demonstraram que a ingestão de álcool de baixo a moderado está associada a um menor risco de demência, enquanto o consumo excessivo de álcool durante muitos anos confere um risco aumentado de declínio cognitivo. Este estudo pode ajudar a explicar por que isso ocorre. Especificamente, baixas doses de álcool parecem melhorar a saúde geral do cérebro”.

Beba com moderação! :)

Fonte: Hypeness

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?