Mundo do Vinho: Vinho na temperatura certa!


por Rodrigo Webber

(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)



Qual a temperatura de serviço correta para o vinho? Essa é uma das dúvidas mais comuns e que faz toda diferença na hora da degustação. Isso mesmo, não é frescura, a temperatura influencia diretamente na percepção que temos da bebida. E não só para o vinho, existe indicação de temperaturas ideais também para outras bebidas, como cerveja, whisky, conhaque, entre outras.
No Brasil é comum ver os extremos, cerveja estupidamente gelada e café muito quente. O vinho é uma bebida delicada e muito versátil, por isso, para cada estilo existe uma temperatura indicada que irá garantir que você possa desfrutar ao máximo.
Por exemplo, ao servir um vinho resfriado demais, as características dele podem se “esconder”. Os aromas e sabores ficam menos evidentes, mascarando por vezes alguns defeitos, mas também escondendo suas qualidades! Ficam menos aromáticos e menos encorpados. Além disso, podemos sentir com mais evidência o amargor e seus taninos, principalmente no caso de vinhos tintos. Ao contrário, servindo um vinho acima da temperatura, você o sentirá muito alcóolico e pesado, deixando-o menos fresco e elegante. Com certeza, a degustação não será a mais prazerosa.    
Então quer dizer que aquela velha expressão “o vinho deve ser servido à temperatura ambiente” é uma mentira? Sim, pois a temperatura ambiente varia muito, de um local para outro, de uma estação para outra. Mesmo na Europa é necessário climatizar o vinho, então esqueça a temperatura ambiente e aprenda algumas dicas logo abaixo:


Em dias muito quentes, sua bebida aquecerá rapidamente. Uma champanheira com gelo e água é uma ótima solução para manter a bebida gelada, ou no caso de vinhos tintos, refresca-los brevemente até que voltem à temperatura ideal. Para os mais exigentes, outro acessório simples e barato é um termômetro, que será um grande parceiro para ajudar neste controle.
Muito importante, nem sempre a temperatura de armazenagem é igual à temperatura de serviço. Por exemplo, em uma adega climatizada você poderá regular a temperatura, mas esta pode não ser a mais indicada para todos os vinhos armazenados nela. É importante então regular a temperatura antes de servir. Se necessário, refresque um pouco mais, ou aguarde a temperatura subir um pouco.
Óbvio que devemos levar o gosto pessoal em conta. Porém, faço um convite aos mais resistentes, experimente, deguste os vinhos na temperatura correta. Posso garantir que assim poderá desfrutar da característica que o enólogo desejou entregar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?