Comer Bem: Primavera!

Por Dra. Daniela Kappes


A penúltima estação do ano traz consigo dias lindos e tempo agradável. É o despertar da natureza com as plantas, flores e animais em plenitude. É a primavera que vem chegando! Nesse contexto, os cultivados crescem e nos fornecem momentos únicos de prazer. Assim, temos a oportunidade de desfrutar de uma variedade imensa de alimentos para manter a dieta diversificada e colorida e com isso, fazer a nossa vida ainda melhor!
Conhecida como a estação das flores, a primavera também é famosa por ser a época da safra de grande variedade de frutas, legumes e verduras. Tempo para diversificar e enriquecer a alimentação com novos aromas, sabores e nutrientes variados, principalmente os ricos em vitaminas, antioxidantes e minerais.
Com o aumento das temperaturas, o ideal é priorizar alimentos frescos, da estação e inserir saladas compostas que podem até mesmo valer por uma refeição se contemplarem todos os grupos alimentares. Sopas frias também são uma boa opção para a época.
Neste período é indicado o consumo de alimentos de fácil digestão, já que o tempo mais seco e quente exige mais energia do nosso organismo que precisa ser rapidamente reposta. Por isso, escolha sempre alimentos frescos ou cozidos no vapor, grelhados e assados. A hidratação caprichada também é essencial: fica mais fácil com várias opções de frutas e legumes em época, que podem ser combinados em sucos como os famosos Sucos Verdes, ou de outras cores - combinando frutas, verduras e legumes. Manter o prato sempre colorido também ajuda a garantir nutrição, tornar a refeição um momento “belo” e deixa esse momento do dia em sintonia com a estação primaveril.
Lembre sempre de evitar alimentos processados, ricos em gorduras hidrogenadas, açúcar e outros alimentos com base em carboidratos refinados.
Quando o verão chegar, muitos também vão estar preocupados com a forma física, por isso, aproveite a primavera para melhorar a alimentação, a saúde e a autoestima! Cuide-se bem!

Receita de Nhoque de Beterraba com Pesto de Brócolis

Ingredientes para o nhoque:
4 beterrabas cozidas; 1 dente de alho picado; 1 colher de sopa de azeite de oliva RAR®; 1 xícara de farinha de aveia ou de grão de bico (aproximadamente); sal marinho a gosto

Ingredientes para o molho:
1 brócolis; 1 xícara de chá de azeite de Oliva RAR®; 2 dentes de alho; sal a gosto.

Modo de preparo nhoque:
Prepare um purê com as beterrabas cozidas e refogue o alho picado no azeite. Misture bem, agregando a farinha escolhida aos poucos, até engrossar. Disponha a massa numa superfície lisa e fria até que possa manusear e não grudar nas mãos, alcançando o ponto desejado.
Polvilhe a superfície com a farinha. Enrole em tiras de aproximadamente 2 cm de espessura, cortando com uma faca na medida desejada. Aquecça numa frigideira untada com azeite de oliva RAR®.

Modo de preparo molho:
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Montagem:
Numa travessa disponha os nhoques e sobre eles sirva o molho pesto de brócolis. Leve ao forno a 200º por aproximadamente 10 minutos
Decore com amêndoas laminadas e queijo grana RAR® ralado ou em lascas a gosto!

Montagem:
Numa travessa disponha os nhoques e sobre eles sirva o molho pesto de brócolis. Leve ao forno a 200º por aproximadamente 10 minutos
Decore com amêndoas laminadas e queijo Grana RAR® a gosto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?