Vinhos no calor, sim ou com certeza?


Muita gente pode achar que vinho é uma bebida de inverno e que não combina muito com o calor do verão. Mas para os verdadeiros apreciadores da bebida, não há tempo ruim. A verdade é que, faça chuva ou faça sol, o vinho pode ser sempre uma boa pedida. Por isso, nós separamos algumas excelentes possibilidades para levar a um dia de praia! Confira!

Rosés
São, na maioria das vezes, os vinhos mais procurados durante o verão. Quase sempre leves e refrescantes, eles são o perfeito equilíbrio entre as notas cítricas e adocicadas, de forma que a bebida cai perfeitamente bem para uma tarde na beira da praia.
Normalmente, os rosés harmonizam muito bem com pratos frios à base de peixe ou
saladas com frutas - a cara do verão! A temperatura ideal para servir esses vinhos que vem ganhando o coração dos brasileiros é ligeiramente mais elevada que a dos brancos. Em função dos seus taninos suaves, o serviço deve ser entre 10 e 12 graus celsius. Uma boa dica é manter a garrafa na geladeira por cerca de uma hora antes do consumo. 

Brancos
Como escolher um bom vinho branco para esta estação? Dê preferências para vinhos descompromissados! Como regra geral, busque vinhos simples, leves, sem madeira, de preferência de safras jovens. Bons para serem consumidos em temperaturas mais baixas, por volta dos 8ºC, esses vinhos elegantes são ótimas opções para refrescar um dia quente. Os secos e jovens são os mais recomendados vinhos para se levar a um dia de praia.

Espumantes
Depois de um ano intenso, por que não celebrar as férias com todo o glamour e elegância que elas merecem? É hora de tirar os espumantes da adega e comemorar esse merecido descanso!
Tanto os brut quanto os demi-secs são recomendados para serem apreciados ao observar as ondas do mar em uma praia paradisíaca.
Na escolha de um espumante, prefira os mais frescos. Para tomar com as amigos na beira da piscina opte por espumantes feitos 100% de Chardonnay, essa variedade combina perfeitamente com o tropical verão brasileiro.

Tinto
Se você é daqueles que não abrem mão do tradicional vinho tinto, nem mesmo no verão, o ideal é procurar por aqueles que tenham os taninos mais macios. Dê preferência aos de pouco ou médio corpo, mais jovens, mais frutados e, de preferência, os com menos contato com madeira
Em relação às sensações, prefira aqueles tintos com cor rubi, com aromas florais e de vegetais frescos, mais ácidos e mais frescos. O teor alcoólico deve ser moderado. 
Quando consumidos a uma temperatura entre 13 e 15 graus celsius, não existe malefício ou perda de qualidade alguma dos rótulos tintos. Temperaturas muito abaixo dessa marca, assim como no caso dos brancos, anestesiam as papilas e fazem com que o vinho apresente-se sem aroma e sabor. 

E, que tal um frisante?
Para almoços que necessitam de bebidas mais refrescantes, as pessoas podem entender que não será possível encaixar um vinho dentro do menu que irá à mesa durante a degustação da comida. Mas a verdade é que há boas opções de vinhos refrescantes, e um excelente exemplo disto é o vinho frisante, que pode servir como acompanhamento para pratos como um delicioso galeto assado, ou então uma boa macarronada.
Por ser um tipo de vinho levemente gaseificado, o vinho frisante deve ser servido gelado, o que o torna perfeito para almoços em dias de muito calor, além de também torná-lo excelente para jantares.

Obs: Vale lembrar que a essas bebidas não se adiciona gelo, uma vez que essa ação altera suas características e pode prejudicar a real essência ao paladar. (A não ser no caso dos espumantes ice, propícios para o consumo com gelo).

O vinho é uma das bebidas mais curingas no mundo, e é difícil encontrar quem não se aventure a experimentar um novo exemplar. Não existem regras que limitem o consumo dessa iguaria a uma determinada época do calendário, e aproveitar a estação mais quente do ano ao lado de um bom rótulo de vinho de verão pode tornar uma simples prova em uma experiência inigualável.
Independente do cenário, um bom vinho pode sempre ser uma excelente escolha. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?