6 pratos comuns para serem harmonizados com vinhos


Muitas pessoas acreditam que um bom vinho só pode ser degustado na companhia de pratos sofisticados. Mas, aí que se enganam... Em entrevista para a Revista Exame, o especialista em harmonização Rodrigo Bertin desmitifica o mito: “Quando utilizado junto da comida, seja ela qual for, o vinho tem a capacidade de complementar o alimento, ampliando o sabor da comida e preparando as papilas gustativas para receber a próxima garfada ou mordida”, explica.

Confira 6 pratos do dia a dia que podem ser harmonizados perfeitamente com vinho:

1 – Pastelzinho
Pode ficar ainda melhor quando se utiliza um bom vinho, pois ele limpa a gordura da fritura de nossa boca e combina muito bem com os mais variados recheios. Combina com vinho tinto e as uvas mais indicadas são Pinot Noir, Carmenère e Merlot.

2 – Frango à passarinho
Quando harmonizado com um vinho também diminui a gordura. Neste caso, indica-se um vinho tinto ou branco bem jovem e frutado, de uvas Pinot Noir, Merlot ou Chardonnay.

3 – Calabresa acebolada:
 No caso da calabresa acebolada, o vinho tende a diminuir o gosto forte dela e limpar o paladar. Para esse tipo de prato, são indicados vinhos tintos de uvas mais potentes, como a Cabernet Sauvignon, Malbec ou Shiraz.

 
4- Pão com Mortadela:

Um dos sanduíches mais clássicos do Brasil também pode ser degustado na companhia de um bom vinho. A bebida diminui o sabor pungente da mortadela, ajudando na digestão. O vinho tinto de médio corpo das uvas Carmenère, Malbec ou Tempranillo é o que melhor harmoniza com o lanche.

5 – Macarrão com salsicha: 
Nesse caso, deve-se utilizar um vinho tinto leve e bastante jovem, como os feitos com as uvas Sangiovese, Merlot ou Pinot Noir.

6 – Arroz, feijão, e ovo frito:
A combinação clássica de arroz, feijão e ovo também pode ser servida com uma taça de vinho. O melhor vinho para esse prato seria um espumante branco Brut.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?