A rolha

A rolha ou cortiça é feita da casca do sobreiro, cujo nome científico é Quercuz suber. Árvore muito verde e de crescimento demorado. Sua casca possui uma substância esponjosa, característica singular, que tem como finalidade proteger a planta.



A maior produção do sobreiro concentra-se na Península Ibérica, sendo Portugal o país responsável pela metade da produção mundial, bem como pelas rolhas de melhor qualidade. 
Como a cortiça incha quando entra em contato com o líquido da garrafa, tende a permanecer bastante firme no gargalo, atuando como perfeito isolante que raramente apodrece, chegando a durar de 10 a 80 anos. É possível saber se uma rolha apodreceu ao constatar que está quebradiça. Alguns grandes produtores trocam as rolhas de seus vinhos mais velhos a cada 25 anos e chegam a mandar seus especialistas fazerem o mesmo nas adegas de seus clientes. 
Uma rolha normal de vinho tem 24mm de diâmetro para ser comprimida em 18mm de gargalo. Elas selam o vinho para evitar a entrada de ar. As mais longas e menos marcadas são as de melhor qualidade, indicando um vinho apropriado para envelhecimento. Rolhas sintéticas e reconstituídas ou aglomeradas (grãos de cortiça unidos por adesivo) são alternativas baratas para vinhos mais simples. 
Já a rolha de espumante, tem 31mm para se comprimir em 17,5mm de gargalo, deixando para fora seu terço superior, na característica forma de cogumelo. Com o auxílio de uma “gaiola”, elas selam o vinho para evitar a saída de ar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?