Degustando o vinho: o exame visual

Na realização do exame visual, a taça deve conter vinho até, no máximo, a metade, para a taça ISO, o ideal é 50ml da bebida. Essa quantidade permitirá a inclinação da taça, que deixa o líquido em forma elíptica, ou seja, maior. Aconselha-se, também, a disposição da taça num fundo branco.


Dessa forma, os aspectos relatados a seguir estarão mais perceptíveis:

Limpidez
O líquido não deve conter partículas sólidas em seu interior, porque, com exceção dos vinhos de longa guarda e dos vinhos não filtrados, partículas suspensas e depósitos no fundo da garrafa indicam a deterioração da bebida.

Transparência
Uma boa forma de observarmos a transparência do vinho é a colocação de um texto sob a taça, verificando a possibilidade de leitura do papel. Se o líquido estiver turvo, corre-se o risco de estar deteriorado.

Viscosidade
A viscosidade está relacionada com as “lágrimas”, “pernas” ou “arcos” do vinho, que são filetes que escorrem pelas paredes internas da taça e se relacionam com a tensão superficial e evaporação dos alcoóis do vinho. As “lágrimas” que escorrem rapidamente indicam vinhos pouco densos e que não deixam na boca uma sensação aveludada. As “lágrimas” que escorrem lentamente indicam vinhos com maior viscosidade e, geralmente, com teor alcoólico elevado.

Brilho
As características até agora relatadas, quais sejam, limpidez, transparência e viscosidade, podem resultar em vinhos de aspecto brilhante. Esse pode ser um indicativo de qualidade já que os grandes vinhos, em geral, possuem brilho intenso.

Gás
O gás carbônico observável na taça, mais conhecido como perlage, é uma característica singular percebida nos vinhos espumantes (Champagnes, Asti, etc.) e, em menor intensidade nos frisantes (Frascati, Lambrusco, Vinhos Verdes, etc.). Os vinhos sem gás são chamados de tranquilos.

No próximo post serão apresentadas as principais variações de cor.



 Livro Degustação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?