Vale Conhecer: Alemanha!

por Eduarda D’Agostini
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)



NOSSA QUERIDA GERMÂNIA

A Alemanha é um país famoso pela inteligência, organização e pontualidade de seu povo. A inteligência pode ser notada de longe, sabendo de empresas alemãs líderes em seus segmentos e sempre à frente do mercado. Organização, na minha opinião, é uma característica bastante europeia, percebida em vários países do continente. Já quanto a pontualidade, pode ser que eu seja a azarada, mas infelizmente não posso confirmar essa característica através da minha experiência própria. De todas as vezes que estive na Alemanha sempre tive algum “probleminha” de atraso, especialmente nos horários dos aviões e trens.
Os alemães foram dos muitos povos que exploraram nosso país, colonizando principalmente as regiões Sul e Sudeste. Algumas colônias alemãs ainda existem no Brasil e, em muitas cidades, podemos encontrar uma arquitetura tipicamente alemã e a famosa gastronomia germânica. Além da popular Oktoberfest, uma das festas alemãs que é celebrada anualmente em algumas cidades brasileiras.
Acredito que esse segundo grupo de características (cultura, arquitetura, gastronomia e festas) seja muito mais interessante do que o primeiro (inteligência, organização e pontualidade) quando estamos planejando um passeio para conhecer outro país. Por isso, são exatamente essas  características que irei explorar nesta edição do Vale Conhecer.
A Alemanha foi um dos últimos países que conheci. Demorou um pouco, mas, quando tive a primeira oportunidade de ir, logo surgiram pretextos e acabei indo quatros vezes em dois anos – ufa! Nessas viagens pude conhecer diferentes cidades, então optei por falar sobre o país de uma forma mais geral e contar um pouquinho do que podemos ver. E como justo estive lá duas vezes no outono e duas no inverno, acredito que o inverno seja uma das estações que mais combina com o país, por ser mais intenso eles estão bastante preparados e há muito o que fazer por lá nesta época.




Frankfurt
Começamos pela chegada. A entrada para a Alemanha, e muitas vezes para a Europa, é o gigantesco aeroporto de Frankfurt, um dos centros mais importantes de transporte aéreo mundial. Já de cara vemos a grandeza do país e, especialmente, o agito da cidade. Frankfurt tem um calendário recheado de feiras e eventos internacionais, além de ser sede de muitas empresas e, por isso, a maioria dos seus visitantes vai mesmo é a trabalho.
Digna da silhueta urbana mais impressionante da Europa, Frankfurt nos confirma, através da modernidade dos seus prédios e do agito do seu dia a dia, que gira mesmo é em torno dos negócios. Mas, como toda boa e “velha” cidade europeia, a preservação do centro antigo nos presenteia com muita história para conhecer, edifícios, praças e restaurantes tradicionais para poder também curtir a parte turística da cidade. Com certeza, Frankfurt é a cidade com o contraste mais forte entre modernidade e antiguidade que eu conheço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?