Vinhos orgânicos, biondinâmicos e veganos

No mundo do vinho, muito se fala dos vinhos orgânicos, biodinâmicos e veganos. Mas o que de fato são cada um deles? Na verdade, referem-se a diferentes tipos de agricultura consideradas “alternativas”, as quais utilizam práticas que não prejudicam o meio ambiente, o produtor rural e por consequência, o consumidor.



VINHOS ORGÂNICOS

O vinho orgânico é aquele isento de qualquer tipo de contaminante. Por ser produzido livre de insumos artificiais como os adubos químicos, os agrotóxicos, aditivos químicos sintéticos (corantes, aromatizantes e emulsificantes) e de organismos geneticamente modificados, é considerado mais saudável.
Além disso, para ser considerado como orgânico, o vinho deve ser produzido sob os princípios da agricultura orgânica ou agricultura biológica, isto é, num ambiente de produção sustentável, que contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais.
Utilizam-se de animais como galinhas e patos para a limpeza das pragas e compostos orgânicos para a fertilização, adubação e eliminação de fungos e ervas daninhas. A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições de vida socioeconômicas das comunidades rurais. Assim, cultivos orgânicos necessitam de mais mão de obra, gerando emprego e renda aos que vivem longe das cidades.
Contudo, o fato de ser orgânico não significa que o vinho não tenha aditivos. Existe, de fato, uma lista de aditivos permitidos por normas e leis, incluindo itens como leveduras, clara de ovo e enzimas animais (como coalhada em queijo) que são permitidos em vinhos orgânicos.
Para saber se um vinho é orgânico, deve-se verificar o rótulo, onde devem constar os selos de certificação. No Brasil, são encontrados o selo Produto Orgânico Brasil e o certificado orgânico do IBD (Inspeções e Certificações Agropecuárias e Alimentícias) ou o selo com as nomenclaturas BIO, para Europa, e USDA ORGANIC para mercado norte-americano.

VINHOS BIODINÂMICOS

Para a produção dos vinhos biodinâmicos, as uvas são cultivadas conforme os ensinamentos de Rudolf Steiner, filósofo fundador da antroposofia e da agricultura biodinâmica. As uvas são produzidas sem químicos, com compostos que seguem os preceitos dos vinhos biodinâmicos e o plantio e a colheita são feitos levando em consideração a astrologia e o calendário lunar.
O vinho biodinâmico também é certificado e, segundo o IBD (Instituto Biodinâmico) é necessário cumprir as seguintes diretrizes:

- Considerar a fazenda, e não somente as vinhas, como uma individualidade integrada;
- Usar técnicas de conservação de solo;
- Não utilizar fertilizantes químicos e agrotóxicos sintéticos. O controle deve ser feito apenas com produtos naturais;
Defender e conservar a natureza local;
- Tratar o solo com os preparados biodinâmicos que visam dar vitalidade para as vinhas e outras plantas que compõe o ecossistema;
- Não fazer uso de produtos transgênicos; 
- Buscar os benefícios sociais da produção.

Todas as tarefas, desde o plantio, a poda até a colheita, são reguladas por um calendário biodinâmico especial.

VINHOS VEGANOS

Os vinhos veganos são vinificados sem produtos de origem animal. Em um primeiro olhar, os vinhos podem ser considerados veganos ou vegetarianos, pois a bebida é obtida da fermentação dos açúcares contidos nos sucos de uva sem álcool. Contudo, existe um processo em que as partículas e as micropartículas são retiradas do líquido para que fique mais claro e brilhante. Para isso, os produtores utilizam produtos de origem animal como: caseína (proteína do leite); albumina (clara de ovo); gelatina (proteína animal); islamina (proteína do peixe).
Os produtores de vinhos veganos utilizam agentes de compensação à base de argila ou carvão ativado. Além disso, existem mudanças para métodos de vinificação mais naturais, permitindo que a natureza siga seu curso. Já há um crescente número de produtores optando em não refinar ou filtrar seus vinhos, deixando-os repousando para se clarificarem e auto-estabilizar. Esses vinhos costumam mencionar no rótulo "não refinado e/ou não filtrado".


Fontes
Palco do Vinho | Sobre Vinho | Click no Vinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?