Por que utilizar um decanter?

Uma das razões para decantar qualquer vinho é a aeração. Ao derramar vinho em outro recipiente, o líquido fica exposto ao oxigênio rapidamente. Assim, exala sabores e aromas que ficaram na garrafa por anos ou mesmo décadas, o que torna o vinho em questão mais interessante para beber.


Tratando-se de vinhos jovens, pode-se servi-los imediatamente após a decantação ou permitir que o vinho respire por algumas horas. Pois, eles têm sabores acentuados e um tempo prolongado em um decanter (até quatro horas) não prejudicará as propriedades do vinho.
No entanto, em geral, o uso do decanter é feito principalmente para vinhos envelhecidos e tem por objetivo remover o sedimento/a borra/ou depósito do fundo da garrafa. Quando o vinho envelhece na garrafa, o oxigênio interage lentamente com o líquido através da cortiça, fazendo com que ele desenvolva novos sabores e aromas. Ao longo desse processo, pedaços de sedimento se formam e caem no fundo (Não há nada venenoso nesse sedimento, mas ele é extremamente amargo).
O problema ao beber um vinho com sedimento é que, ao manusearmos a garrafa, ele irá misturar-se ao vinho, tornando-o turvo e provocando, quando bebido, a sensação desagradável de uma fina areia na boca. Portanto, a decantação é aconselhável por razões estéticas (visualização) e, na degustação, para uma melhor sensação gustativa.
Para a decantação é necessária uma jarra de cristal ou decanter, para onde será transferido o vinho suavemente, mas de uma só vez, cuidando para que os sedimentos não vertam juntamente com o líquido – para facilitar pode-se deixar a garrafa em pé por no mínimo 1 hora. Neste período os sedimentos irão se acumular no fundo da garrafa. Para uma melhor realização desse procedimento, pode-se iluminar o gargalo da garrafa com uma vela, facilitando, então, a visualização da borra a tempo de evitar que essa vá para a jarra.
Embora muitas pessoas associem decantação com vinho tinto, a prática não é limitada pela cor. Os vinhos brancos e até rosados ​​podem se beneficiar igualmente da decantação. Aplicam-se as mesmas regras: faça o processo vigorosamente com os vinhos brancos ou rosados ​​jovens e suavemente com os envelhecidos. Os únicos vinhos que não devem ser decantados são os vinhos espumantes, uma vez que a decantação eliminará a efervescência que torna essas garrafas tão deliciosas.

Na Boccati, trabalhamos com a linha de decanters da Riedel, marca que é considerada "Rei do Cristal" desde o século XIX. Considerados verdadeiras esculturas de cristal por suas formas ímpares, os decanters combinam beleza e funcionalidade, deixando o serviço mais sofisticado e luxuoso.

Decanter Riedel utilizado em evento realizado na Boccati

Aprenda a utilizar o decanter


Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?