Por que as garrafas de vinhos possuem tamanhos e formatos diferentes?




Os formatos das garrafas de vinho podem variar conforme a região ou a uva de que ele é produzido, dentre outros motivos. Conheça-os:

Borgonha: Com ombros tênues e corpo largo, é conhecida por abrigar Pinots, não só os da Borgonha, mas do mundo todo.  Por serem menos tânicos e encorpados, acabam acumulando menos resíduos sólidos com o passar do tempo.

Bordeaux: Com ombros mais marcados e corpo reto, a garrafa é mais indicada para vinhos de longa guarda, pois ela facilita o acúmulo de resíduos sólidos na região do ombro da garrafa, além de reter os resíduos na hora de servir o vinho na taça.

Champagne: É muito parecido com o formato da Borgonha, porém tem o vidro mais espesso para que seja mais resistente à pressão do gás. Os espumantes possuem esse mesmo padrão de garrafa.

Alsácia: A garrafa é alongada com ombros sutilmente delineados. Alguns Rieslings alemães e de outras partes do mundo também possuem esse formato.

A Lenda dos 750ml

A maior parte das garrafas de vinho são fabricadas no tamanho padrão de 750ml, porém podem variar de 187ml a 30 litros. A lenda diz que o tamanho padrão foi definido numa época em que os vinhos de Bordeaux eram comercializados pelos ingleses na própria barrica, as quais continham 225 litros. Isso resultava um total de 300 garrafas de 750ml.

Garrafas Brancas X Garrafas Verdes

Também existe uma explicação para a cor da garrafa, que pode variar de acordo com as tradições de cada região. Porém, os principais motivos são que a verde impede o contato direto da luz com o vinho (para acondicionamento da bebida se quiser preservar a qualidade dela por anos). Já os vinhos abrigados em garrafas transparentes - brancos e em rosés, em sua maioria - são feitos para consumo rápido, por isso a questão do contato com a luz não é tão importante.

E o buraco no fundo da garrafa?

O buraco no fundo da garrafa, apesar de ser utilizado para ajudar na hora de servir o vinho na taça, não foi feito para isso. Ele foi criado para ajudar a empilhar as garrafas em um contêiner e facilitar o transporte da bebida por longas distâncias.

30 litros? Como assim?

Sim, existem garrafas de vinho com 30 litros de capacidade e servem 200 taças. Em outros tamanhos, é mais comum encontrar 375 ml ou 1,5 litros. Os tamanhos menores surgiram para evitar a oxidação de um vinho para consumidores que não consomem uma garrafa inteira. Já as de tamanhos grandes são mais comuns em festas e celebrações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?