Espumante, Frisante e Champagne. Qual a diferença entre eles?

Mesmo nos dias mais quentes, há quem não abra mão de um bom vinho, e para combinar com as temperaturas mais altas, os espumantes, vinhos frisantes e champagnes são os preferidos. Mas, e na hora de escolher, você sabe qual é a diferença entre eles?


O espumante e o frisante são tipos de vinho, já o champagne é considerado uma variação do espumante e recebe essa nomenclatura pois foi criado na França, na região de Champagne.
  • Espumante: O espumante é um vinho com gás carbônico que tem como base um vinho já fermentado. Ele passa por uma segunda fermentação natural, que pode ocorrer dentro de sua própria garrafa ou em tanques de inox. Essa fermentação dá origem ao gás carbônico, substância que confere gaseificação e espuma à bebida. O espumante possui diferentes variações: Moscatel, Demi-sec, Brut, Prosecco e Cavas. 
  • Frisante: O frisante passa por apenas uma fermentação e seu gás carbônico pode ser inserido artificialmente. O resultado disso é uma bebida sem espuma e menos gaseificada se comparada ao espumante. Seu teor alcoólico é menor que o espumante e o champagne.
  • Champagne: Só podem ser considerados champagnes as bebidas produzidas em sua região de origem, na França. Os vinhos feitos em outros lugares são apenas espumantes. O vinho é fermentado naturalmente, devem ser provindos da uva chardonnay, pinot noir e pinot meunier e precisam ter os cuidados específicos para serem levados ao consumo.
E aí, conseguiu compreender a diferença? :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?