Gin: a bebida do momento

O Gin é uma das bebidas destiladas mais antigas e voltou a aparecer nos cardápios de bares e restaurantes, sendo um dos drinks mais procurados. Para entender o motivo do sucesso dessa bebida e responder à pergunta “por que o Gin voltou a ser o centro das atenções? ”, é necessário entender um pouco da sua origem.
Criada na Holanda, no século 17, a primeira receita da bebida foi desenvolvida para tratar doenças renais. Apesar de não trazer resultados satisfatórios para os pacientes, seu sabor conquistou muitos paladares.
Ao chegar na Inglaterra, o Gin se tornou popular, ganhando mais qualidade e novas formulações em sua produção. A bebida também era muito consumida para espantar o frio por soldados ingleses que lutavam pela Europa. Na década de 80, sua popularidade caiu bastante, mas, por volta do ano de 2007, renomados chefs de cozinha europeus desenvolveram receitas de drinks e o Gin novamente passou a ser um sucesso.
A bebida à base de zimbro adicionado a um álcool de cereais chegou também com uma nova pegada: além da versatilidade, ficou conhecida como um alcoólico “magro”, indicado para quem está de dieta e quer continuar bebendo. Mas não esqueça, o teor alcoólico do Gin é alto, entre 40% e 50%.


Estilos e Sabores

Existem Gins com diferentes estilos e sabores, pois os fabricantes fazem suas próprias receitas.
  • Clássico: seco, com toques cítricos e picantes.
  • Cítrico: sabor com notas de laranja, tangerina, limão ou grapefruit.
  • Aromático: presença forte de especiarias.
  • Herbal: sabor de ervas como tomilho, hortelã, alecrim e manjericão.
  • Floral: aromas de flores e frutos.

Alguns drinks incríveis para você fazer:



Gin Tônica
Misture 60ml de Gin, 120ml de água tônica e 1 ou 2 rodelas de limão. Adicione em um copo com gelo.





Gimlet
Misture em uma coqueteleira gelo, 60ml de gin. 25ml de suco de meio limão e 5ml de xarope de açúcar. Sirva o drink coado e sem gelo em uma taça de Martini, previamente gelada.








Coffee Negroni
Misture 25ml de gin, 15ml de vermouch doce, 15ml de Campari e uma colher de café. Acrescente o gelo e sirva em seguida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?