Primitivo e Zinfandel, as uvas irmãs

A Zinfandel é uma uva muito cultivada nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. Mas, tem plantações em outros países como África do Sul, México e Austrália. Uva de bagas graúdas, de coloração azul-escura que são doces e cheios de sumo. De modo geral, apresenta vinhos com alto teor alcoólico, taninos acentuadas e encorpados; tem como aromas comuns frutas maduras (cereja, framboesa, amora e ameixa), especiarias doces (cravo e canela) e dependendo de seu estágio em barricas, baunilha, tabaco e chocolate. Quanto à harmonização, pode acompanhar vários pratos; principalmente, queijos amarelos, churrascos, pizzas e refeições à base de carne.

Primitivo é a principal casta de Puglia, Sul da Itália. Produz vinhos tintos escuros, encorpados e muito rústicos. Normalmente são ricos em aromas e sabores, fáceis de serem harmonizados, já que emprestam sabor marcante ao paladar. A uva é perfeita para acompanhar pizzas, queijos amarelados e pratos que contenham carne vermelha em sua composição, ou até, o tradicional churrasco. De cor vermelho-púrpura e reflexos laranjas, tem aroma sutil e complexo, originando vinhos encorpados com teor alcoólico elevado. A Primitivo possui notas de ameixa e especiarias, com características de chocolate e tabaco.

Diversos estudos comprovam a semelhança entre essas castas. Análises do DNA informam que as duas variedades praticamente são a mesma. Pesquisas indicam que ambas são originárias da Croácia. Por isso, muitas vezes são chamadas de irmãs.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?