Sobre Pisco, coquetel de uvas

Pisco: uma pendenga que se arrasta


A paternidade do Pisco, aguardente destilada de uvas Quebranta, no Peru, e Moscatel, no Chile, é uma pendenga que se arrasta desde o século XVI, protagonizada pelos dois países. Em sua defesa, peruanos alegam que a palavra Pisco significa “pássaro” na língua quéchua, falada pelos incas antes da chegada dos colonizadores ao país. Por outro lado, um pedacinho do que hoje é o Chile já foi território peruano na época da colonização espanhola.


O Pisco Sour, coquetel preparado com quatro ou cinco partes de Pisco, uma parte de suco de limão fresco, duas colheres de chá de açúcar e uma colher de sobremesa de claras em neve, também é alvo da disputa. No livro Lima, the city of kings (1926), o coquetel é creditado a Victor Morris, proprietário do Morris’ Bar, que adaptou o Whisky Sour para o Peru, trocando o uísque por Pisco. O Morris’ Bar tornou-se o bar mais visitado da época, e logo o coquetel passou a ser servido nos famosos hotéis do país. Segundo os chilenos, teria sido Eliott Stubb o criador do Whisky Sour, quando ao desembarcar no porto de Iquique, no norte do Chile, em 1872, inaugurou um bar e, para agradar seus clientes chilenos, fez a mesma substituição. Com isso, não demorou muito para que o coquetel ficasse famoso. Dada a localização do bar, a receita teria sido levada por marinheiros para outros portos ganhando fama e reconhecimento.
De acordo com a Denominação de Origem e Patrimônio Nacional de 1995, o Pisco pode ser:
  • Puro: feito de uvas não aromáticas, como a Mollar ou a Quebranta;
  • Aromático: elaborado com uvas aromáticas, como a Itália, a Albilla ou a Moscatel;
  • Aromatizado: quando frutas como manga, limão e figo são adicionadas na destilação;
  • Acholado: feito a partir da mistura de mostos de variedades distintas de uva;
  • Mosto verde: resultante da destilação do mosto de fermentação incompleta.

Fonte: SALDANHA, Roberta Malta. Vinho: histórias, particularidades e seus destilados. 1. ed. Caxias do Sul: Boccati, 2014.   


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?