A cerveja e sua harmonização com o alimento

A cerveja é uma das mais antigas e mais difundidas bebidas alcoólicas do mundo. É produzida pela fermentação alcoólica com cepas de Saccharomyces cerevisiae ou Saccharomyces carlsbergensis de açúcares provenientes deamidos, sendo o mais usado o malte de cevada. Esse nada mais é do que cevada germinada e seca. Pode-se também usar como fonte de açúcares o trigo, o milho e o arroz, normalmente em combinação com o malte.
É possível datar o início da produção de cerveja no sétimo século a.C., registrada por escrito no Egito e na Mesopotâmia.
Podemos dizer que a invenção do pão e da cerveja foram simultâneas: era só uma questão de proporções. Quando se colocava mais farinha que água, obtinha-se o pão. Quando as proporções se invertiam, obtinha-se a cerveja.
Temos testemunhos da produção de cerveja até os sumérios, na Mesopotâmia. Lá nasceu também a profissão de cervejeiro e se sabe também que parte do pagamento dos trabalhadores era na forma de cerveja.
 A mais antiga legislação que regulamenta a produção e a venda de cerveja é o Código de Hamurabi (1728 – 1685 a.C.) que condenava à morte quem adulterasse a cerveja ou quem abrisse uma venda sem autorização.
No Império Egípcio, a fabricação de cerveja se tornou uma verdadeira indústria. Até as crianças bebiam, porque era considerada mais segura que a água que a população tinha à disposição, além de ser considerado um alimento e remédio.
 Quando as mães não tinham leite, os bebês eram alimentados com cerveja de baixo grau alcoólico, misturada com mel.

 Cervejas

A Grécia, a Roma e os etruscos preferiam o vinho. Eles não produziam a bebida, mas a recebiam via comerciantes fenícios. É interessante a história de Agrícola, governador da Britânia, que, de volta a Roma, em 83 d.C. levou consigo três mestres cervejeiros de Glevum (a atual Gloucester) e abriu em Roma o primeiro pub.
 Os reais divulgadores da cerveja na Europa foram os celtas e os germanos, que ocuparam a Britânia, a Gália e a Irlanda. As cervejas de então não eram filtradas, porque eram um produto caseiro.
 Graças aos monastérios, houve um grande salto de qualidade na produção da bebida, devido à busca por melhoramentos que esses faziam. Até as monjas produziam cerveja para ministrá-la aos doentes e aos peregrinos.
A produção caseira sobreviveu até o fim do século XIX, quando a produção industrial tomou conta do mercado, com o desenvolvimento dos densímetros, dos termômetros e os novos estudos sobre leveduras.

Fonte: TEDESCHI, Paola Giusti. Harmonização: como combinar alimento e bebida. 1. ed. Caxias do Sul: Boccati, 2014.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?