7 Acessórios de vinho que você tem que ter!



Quanto mais nós exploramos o universo do vinho, mais conhecemos suas peculiaridades. Alguns acessórios disponíveis no mercado tornam a experiência de degustar um vinho ainda mais adequada, sofisticada e saborosa. Adegas climatizadas, decanter, saca-rolhas: diversos são os acessórios disponíveis para os enófilos.
A variedade é tanta que é fácil ficar na dúvida sobre quais são necessários e para que eles servem. Então, conheça agora alguns acessórios de vinhos que você precisa ter!

DECANTER
O decanter permite que a bebida tenha contato com o oxigênio antes de ser consumida, valorizando seu sabor e aroma. Não se engane: o decanter não é uma peça dispensável usada apenas por exibicionistas. Esse aparelho tem funções distintas, mas primordiais para o bom serviço do vinho.


Aprenda como utilizar o Decanter





SACA-ROLHAS
Há uma infinidade de modelos de saca-rolhas, e você pode se adaptar mais com um do que com outro.

- Saca-rolhas dois estágios: Parecido com o tradicional, ele tem uma pequena faca para cortar o lacre na boca da garrafa e uma espiral para inserir na rolha. A vantagem é que o saca-rolhas dois estágios tem dois suportes em forma de alavanca, que auxiliam na remoção da rolha.
- Pinça: É o modelo mais recomendado para vinhos antigos, cujos vedantes podem esfarelar se retirados com saca-rolhas tradicional.
- Borboleta: Simples de usar, basta inserir a espiral na rolha. Esse processo faz com que os braços do utensílio subam. Para extrair a cortiça, basta mover os dois braços para baixo ao mesmo tempo.


Aprenda como utilizar o Saca-Rolhas dois estágios





Aprenda como utilizar o Saca-Rolhas pinça




- Elétrico: Melhor opção para quem não quer fazer nenhum esforço. Basta encaixar o saca-rolhas na garrafa e apertar um botão que ele faz tudo sozinho.
- Pressão: Sem espiral, esse saca-rolhas usa a pressão do ar para abrir o vinho. Por meio de uma agulha usada para furar o vedante, o ar é introduzido e cria uma pressão, expulsando a rolha.

ADEGA CLIMATIZADA 
Armazenar a bebida requer alguns cuidados, pois a variação de luz e temperatura pode comprometer sua qualidade. Então, por que não investir em uma adega climatizada? Há diversos modelos que cabem em todos os bolsos.

AERADOR DE VINHO
O aerador de vinho permite que a bebida seja aerada enquanto é servida na taça. Basta acoplar o acessório na boca da garrafa e servir o vinho normalmente.


Aprenda como utilizar o Aerador de Vinhos





COOLER
O cooler mantém vinhos, espumantes e bebidas em geral geladas por horas, dispensando uso de baldes e gelo.


Aprenda como utilizar o Cooler





CORTA-GOTAS / SALVA-GOTAS
Esse acessório evita que o líquido escorra pela garrafa.


Aprenda como utilizar o Corta-Gotas




Aprenda como utilizar o Salva-Gotas




TAMPA PARA GARRAFAS
Serve para impedir a circulação de oxigênio na garrafa e evitar que possíveis odores impregnem na bebida. Muitas vezes não consumimos todo o vinho, deixando uma sobra que pode muito bem ser bebida na próxima refeição ou no dia seguinte. Mas é fundamental tampar bem a garrafa antes de guardá-la. Para os vinhos tranquilos, ainda é possível utilizar a própria rolha para o fechamento, entretanto, as rolhas para vinhos espumantes dilatam assim que removidas.


Aprenda como utilizar a Tampa para garrafas





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?