10 dicas para comprar o seu vinho


Quando iniciamos nossa jornada pelo mundo dos vinhos sentimos uma enorme dificuldade em saber qual vinho comprar... Nas cartas de restaurantes e nas prateleiras de adegas, centenas de rótulos de diferentes países, uvas, produtores e preços. A falta de conhecimento faz com que tenhamos vergonha ou receio de adquirir um produto que não nos agrade.
Essa falta de conhecimento sobre o assunto nos faz pensar que o único demonstrativo de qualidade de um vinho é o seu alto preço, o que não é verdade. Outros diversos fatores podem comprovar que existe, sim, vinho bom e barato

Aqui você confere algumas dicas. Mas não se esqueça que a sua percepção sobre o que é bom é estritamente pessoal! Logo, mais do que um sommelier ou um especialista, só você poderá definir o que você mesmo gosta ;)

1) A ocasião / refeição
A escolha de um vinho deve sempre ser baseada na ocasião em que ele será servido (uma festa, uma reunião, um jantar). Cada ocasião e cada prato pede por um vinho diferente.

2) O local da compra
Encontrar um bom local para a compra é tão importante quanto saber escolher o vinho. Procure em sua cidade uma loja especializada ou uma importadora.

3) O visual / aparência do produto
É importante avaliar a qualidade da embalagem e a aparência do produto antes de comprá-lo. Basicamente você deve se preocupar com:

O estado de conservação da cápsula e da rolha
A cápsula é aquela capinha metálica que envolve o gargalo da garrafa e a rolha. O vinho não pode estar sem a cápsula ou com ela danificada.

A superfície da rolha em relação ao bico da garrafa
A rolha não pode ter ultrapassado o bico da garrafa, ela deve estar sempre rente ao bico. Uma rolha saltada pode indicar a entrada de ar na garrafa, oxidando o vinho.

Rachaduras na garrafa
Este dispensa comentários. Você não vai comprar um vinho com a garrafa quebrada ou rachada. Mas certifique-se de que a garrafa esteja intacta.

Quantidade de líquido na garrafa
Se houver um espaço muito grande entre o líquido e a rolha, isso pode indicar que a bebida tenha vazado e o vinho oxidado.

Cor da bebida
Vinhos brancos muito amarelados podem estar oxidados e vinhos tintos jovens de cor âmbar também podem indicar algum defeito na bebida. Certifique-se que estas são as reais características do vinho antes de comprá-lo.

4) A leitura do rótulo
O rótulo é a certidão de nascimento do vinho. Para saber exatamente o que você está comprando, é fundamental entender as principais informações contidas nele. 
Uma dica para quem está iniciando, é dar preferência aos vinhos varietais, isto é, elaborados com apenas uma uva. Caso você goste muito, na próxima compra pode tentar vinhos da mesma uva, porém, de outro produtor ou país. Com o tempo, arrisque os vinhos de corte, aqueles elaborados com duas ou mais uvas, para sentir quais misturas mais agradam o seu paladar.

5) O preço
Por motivos óbvios, ninguém quer investir muito dinheiro em um produto que não conheça. Por isso, muitas pessoas que não tem tanta familiaridade com o vinho, acabam fazendo do preço o seu principal critério de escolha. Isso não é errado, de forma alguma. Até porque, um vinho que custe R$ 300, por exemplo, não traz nenhuma garantia em agradar o teu paladar mais do que um que custe R$ 40.

6) Em um restaurante, consulte sempre o sommelier
O sommelier sabe mais do que ninguém sobre os vinhos que melhor combinam com os pratos da casa. Caso você não sinta afinidade com a carta de vinhos, não hesite em chamá-lo. Sommeliers adoram ser consultados e terão o maior prazer em sugerir a bebida a você. Não sinta vergonha em dizer quanto pretende gastar. Geralmente, a carta de vinhos apresenta opções para todos os bolsos.

7) Registre sempre seus vinhos provados
Compre um caderno ou um bloco de notas e registre suas impressões sobre os vinhos provados. Toda vez que você for provar um vinho novo, faça isso com atenção. Tire pelo menos um momento na primeira taça para degustar com mais calma, buscando sentir profundamente as sensações que o aroma, o sabor e a textura daquele vinho estão lhe concedendo. Quando o vinho te agradar, busque anotar as principais características dele. como o nome, a safra, a região de origem e o tipo de uva. Além disso, anote também as suas impressões sobre a bebida, se achou seco, encorpado, ácido, doce, ou não, entre outras características.  Fazendo isso, você vai conseguir, com o tempo, ir mapeando o seu gosto pessoal

8) Estude sobre o assunto
Um vinho bom antes de mais nada deve ser agradável ao seu paladar. De nada adianta gastar uma fortuna na garrafa de um vinho considerado excelente se você não o apreciar. Estude sobre o assunto e aos poucos vá identificando os sabores e aromas que mais lhe agradam. Com isso, na hora de comprar, suas escolhas serão muito mais assertivas.

9) Nunca compre pelo “charme” da garrafa

É indispensável ler as informações contidas no rótulo, pois nem sempre uma garrafa charmosa contém os melhores vinhos. Com o tempo você conseguirá analisar um rótulo rapidamente e já identificar se determinado vinho é realmente bom.


10) Peça dicas a amigos e especialistas no assunto
Todo mundo tem aquele amigo que leva o vinho mais a sério que a maioria, não é verdade? Uma pessoa assim pode te auxiliar bastante na hora da escolha, mas estiver na dúvida entre 2 ou 3 ou vários rótulos. Conviver com pessoas apaixonadas por vinho vai fazer com que você progressivamente vá entendendo mais sobre o assunto e com o tempo, se torne menos dependente delas.  


Fonte: Menutrip | Vemdauva | Vidaevinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?