O que são vinhos biodinâmicos?

Conforme conceitos da biodinâmica, a agricultura e a propriedade devem ser vistas como um sistema vivo, que necessita estar em equilíbrio. Trata-se de uma filosofia em que a biodiversidade ao redor da vinícola deve ser completamente respeitada. Para isso, é necessário utilizar métodos agrícolas naturais, considerando também as fases da lua e energias na natureza.

Na produção de um vinho biodinâmico, o cultivo das castas de uvas não envolve fertilizantes e compostos sintéticos, mas sim, somente produtos orgânicos. Os produtores utilizam chás minerais para equilibrar carências do solo; plantações de rosas entre as videiras para controle de pragas; além de realizar a colheitas das uvas e engarrafamento do vinho de acordo com os ciclos lunares.  Desse modo, o produtor interpreta a natureza e faz dela sua aliada, utilizando o que ela é capaz de oferecer.


Pode-se dizer que os vinhos biodinâmicos oferecem maior complexidade e autenticidade que os produzidos sob métodos tradicionais. Como a interferência do homem é mínima nesse processo e a proximidade com a natureza é grande, o vinho dinâmico pode ser considerado a expressão máximo de um terroir, pois são capazes de refletir suas reais especificidades e variedades.
Com isso, esse tipo de vinho também é reconhecido com mais saudável e de melhor qualidade. A eliminação de produtos sintéticos no cultivo das uvas resulta na produção de alguns dos vinhos mais intensos, com aromas e sabores acentuados do mundo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?