Vinho Malbec: Saiba por que os Malbecs Argentinos são especiais



O vinho Malbec, principalmente o argentino, é, sem dúvida, um dos vinhos prediletos dos brasileiros. 

A uva Malbec é originária da região sudoeste da França, especificamente da região de Cahors, próximo a Bordeaux (que também cultiva esse tipo de uva), onde é conhecida pelo nome de Auxerrois ou Côt e é cultivada até os dias de hoje.

Conforme especialistas, o excepcional desenvolvimento da uva Malbec na região de Mendoza ocorreu em razão do conjunto favorável de diversos fatores, tais como geográficos, climáticos e geológicos. A maior exposição da uva ao sol altera a sua maturidade e reduz a sua acidez, tornando-a moderada, o que faz com que o vinho não amarre na boca (é o que os especialistas chamam de taninos maduros).

Apesar de a Argentina ter condições mais favoráveis para o plantio, não é só lá que encontramo a uva Malbec. Ela também é plantada, em menores quantidades, no Chile, na África do Sul, na Austrália, no Canadá, nos Estados Unidos, na Itália, na Espanha, na França, no Marrocos, na Suíça, dentre outros países.

Características do Vinho

A coloração do vinho Malbec é intensa. A cor é escura, puxando para o vermelho e para o violeta. Quando o vinho passa por um período em barril de carvalho, fica mais estruturado e no paladar, de modo geral, mais gostoso de beber, com sabor vivo e sem ‘amarrar na boca’.

O aroma do vinho, por sua vez, varia muito de acordo com o terreno onde a uva foi plantada, bem como do local de origem do barril de carvalho. No geral, tem aromas que lembram frutas vermelhas e ameixas maduras.

Um dos diferenciais dos Malbecs Argentinos é a sua agradável textura na boca. Segundo os especialistas, o cultivo da uva em altitudes mais elevadas, com grande variação de temperatura (noites frias e dias quentes), aumenta a intensidade do sabor e dos aromas e faz com que o vinho argentino tenha uma textura mais aveludada e um sabor muito agradável.

Confira os Malbecs Argentinos que temos disponíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?