Elas: FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM


por Camile Calza
(conteúdo publicado na Revista Terroir Boccati)


DUAS INSTITUIÇÕES FORMADAS POR MULHERES, UM SÓ OBJETIVO
Já faz algum tempo que outubro é lembrado como Outubro Rosa. O mês representa o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e tem como objetivo compartilhar informações e alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Confesso que tenho grande afeição por essa data e sempre tentamos fazer ações aqui na Boccati em prol da causa. Por isso, desta vez, escolhi abordar um tema diferente aqui no Elas. Vou apresentar a vocês maravilhosas mulheres que lideram dois projetos de Caxias do Sul que conheço e admiro: o Amigas do Peito e Alma e a Liga Feminina de Combate ao Câncer.

AMIGAS DO PEITO E ALMA
Através da Boccati, já estive envolvida com esta iniciativa e, para conhecer mais sobre o assunto, conversei com a Clementina de Marco Giacomelli (54), que atua como presidente, e com a Letícia Bauer (42), relações públicas.
O Amigas do Peito e Alma surgiu em 2013, a partir de um encontro de mulheres em tratamento. Clementina colaborou ativamente para sua criação e é muito grata ao projeto: “O Amigas do Peito e Alma me deu sustentação, principalmente emocional, para entender e enfrentar a doença”.
Entre as integrantes do grupo estão pacientes e mulheres que já enfrentaram a doença. Elas se reúnem mensalmente com o intuito de fortalecer a união e apoiar umas às outras; também, se comunicam frequentemente nas redes sociais. O atendimento ao público é realizado nas quartas das 13h às 17h no UNACON (Unidades de Assistência de Alta Complexidade), ao lado do Hospital Geral, em Caxias do Sul.
 Letícia ingressou em 2014, e como Clementina, demonstrou muito carinho pelo projeto:
“COMO PACIENTE FUI MUITO BEM ACOLHIDA POR JÁ INTEGRANTES DO GRUPO. ELAS ME AJUDARAM A ENTENDER O PROCESSO DA DOENÇA QUE ESTAVA PASSANDO. ENTÃO, ENTENDI QUE TAMBÉM PODERIA AUXILIAR OUTRAS PESSOAS. ME ORGULHO DA FORMA POSITIVA QUE PASSEI PELO CÂNCER E ME CUREI!”
O objetivo do Amigas do Peito e Alma é mostrar que a vida continua, apesar da doença. O Outubro Rosa é uma data importante para a instituição, que promove ações e recebe muitos convites, os quais ajudam a arrecadar donativos necessários. O projeto coordena o Banco de Perucas do Hospital Geral e participa das iniciativas da Vero Dellaudo (Centros de diagnóstico por imagem de Caxias do Sul).

LIGA FEMININA DE COMBATE AO CÂNCER
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul está há 36 anos presente na comunidade, apoiando os pacientes portadores de câncer e em vulnerabilidade social. Já acompanho o trabalho da instituição há anos, pois conheço muitas mulheres que que fazem parte do projeto. Entre elas, a presidente Roseli Zurlo Heinen (53) e a vice-presidente Vera Caregnato Orsso (55).
A Rose, como costumo chamá-la, atua desde 2011 na Liga e a Vera, desde 1999, tendo atuado também como presidente da instituição. Ambas, dedicam-se lindamente ao projeto e defendem a importância da entidade para Caxias do Sul e, principalmente, para os portadores da doença:
“É IMPORTANTE APOIAR OS PACIENTES PORTADORES DE CÂNCER NÃO SÓ COM OS RECURSOS ADQUIRIDOS, MAS ACIMA DE TUDO, COM NOSSO CARINHO E VOTOS DE UMA BREVE RECUPERAÇÃO, ISSO É O QUE NOS DEIXA FELIZES”, diz Vera.
O trabalho da instituição é todo voluntário, as integrantes atendem nos hospitais Geral e Pompéia, nas segundas e quartas à tarde. Após passar pela rede sócio assistencial dos hospitais, o paciente, de forma espontânea, pode buscar auxílio nos plantões da Liga, que realiza visitas em sua moradia, levando alimentos e medicações necessárias até o fim do tratamento.
Rose e Vera revelaram que a instituição não recebe verbas públicas, assim, se mantém a partir dos eventos realizados 100% pelas voluntárias, que também contribuem com uma mensalidade. Não existe isenção para os eventos, pois todo o valor é destinado para quitar as despesas com os medicamentos e exames que o SUS não oferece, além de passagens de ônibus para os pacientes que estão em tratamento de quimioterapia e radioterapia, em outras cidades. A Liga tem parceria com o Incan (Instituto do Câncer do Hospital Pompéia) e com o Banco de Próteses Mamárias (também do Hospital Pompéia), que beneficia em média 25 mulheres por ano.
Assim como a Amigas do Peito e Alma, no mês de outubro a Liga realiza diversas campanhas com outras instituições, que arrecadam alimentos, produtos de higiene e limpeza para doar aos pacientes. Em troca, as voluntárias organizam palestras de prevenção para os funcionários das instituições.

LIGA JOVEM
Junto à Liga Feminina, há também a Liga Jovem, formada por meninas que decidem ser voluntárias e passam a ter a tarefa de uma vez ao mês, no sábado pela manhã, realizar visitas às crianças para entregar os recursos necessários, além de amor carinho, que na visão da Liga, é o que de melhor podem oferecer às famílias (tenho certeza que sim!). As meninas ainda são responsáveis pela organização das festas de Páscoa, Natal e Dia das Crianças.

COMO AJUDAR?
Amigas do Peito e Alma
Entre em contato pelo e-mail amigasdepeitoealmadaserra@gmail.com ou através da fanpage Instituto Amigas do Peito e Alma da Serra Gaúcha
Liga Feminina de Combate ao Câncer
A maneira mais fácil de colaborar com a Liga é participando dos eventos promovidos pela entidade. Além disso, é possível entrar em contato através do whatsapp (54) 99989-4747

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Uva, um pouco de história

Os diferentes tipos de uva - Tintas

Você sabe como pronunciar o nome das uvas corretamente?